FACEBOOK E INSTAGRAM LIBERAM FUNÇÃO DE MÚSICA NO BRASIL

Já atualizou o seu Facebook/Instagram para aproveitar os novos recursos de música?

O Facebook e o Instagram anunciaram que seus usuários no Brasil agora podem adicionar música aos Stories.

Segundo o Music Business Worldwide, a notícia foi anunciada em um post no blog Instagram Brasil, pelo líder do Facebook LATAM Music Publishing Business, Álvaro de Torres. Ele afirmou que o novo recurso nas redes sociais é o resultado de vários acordos de licenciamento globais e locais, o que possibilitou a criação de “um vasto catálogo de milhões de músicas nacionais e internacionais” nas plataformas.

Também lançado no país o Lip Sync Live, um novo recurso que permite ao usuário executar e dublar músicas no Facebook.

“Temos trabalhado com a comunidade musical em todo o mundo para levar música para o Instagram e Facebook, e além das licenças disponíveis de gravadoras internacionais, fizemos uma parceria com marcas locais, editores de música e colecionadores para garantir que as músicas que as pessoas mais amam no Brasil agora possam ser adicionadas às suas fotos e vídeos, através de um vasto catálogo de milhões de músicas nacionais e internacionais.”, afirmou Álvaro de Torres no blog.

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#Girlpower: Rihanna é cantora mais rica do mundo

Matéria de TheHill

Com uma fortuna de US$600 milhões, deixou para trás artistas como Madonna e Beyoncé.

A Forbes anunciou que Rihanna é cantora mais rica do mundo. Sua fortuna é de US$600 milhões, deixando para trás artistas como Madonna e Beyoncé.

Segundo o The Hill, a cantora jovem de 31 anos acumulou sua riqueza através de sua música e  vários negócios. Atualmente, Rihanna possui sua própria linha de lingerie SavageXFenty, em parceria com a TechStyle Fashion Group, e sua linha de maquiagem Fenty Beauty.

A  Fenty Beauty, “Beleza para todos”, foi criada por Rihanna, após perceber que havia uma grande carência de produtos que funcionassem bem em todos os tipos e cores de pele, principalmente para as negras. A linha de maquiagem conta com 40 tons de base, uma exigência da cantora para que todas as mulheres (e homens) possam usar.

Nas primeiras semanas, a empresa faturou US$100 milhões, totalizando no ano passado um faturamento de US$570 milhões.

“Isso desafiou a convenção padrão de que você só precisava de um conjunto de tons bem definidos para satisfazer um mercado”, disse Stephanie Wissink, analista de pesquisa da Jefferies, à Forbes. “Não só a [Fenty Beauty] conseguiu vendas significativas, mas mudou potencialmente a indústria permanentemente”.

O título de Rihanna como a mulher mais rica do mundo bate cantoras como Madonna, com uma fortuna estimada em US$570 milhões; Céline Dion (US$450 milhões), e Beyoncé (US$400 milhões).

Foto: Getty Images

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SIM SÃO PAULO ABRE INSCRIÇÕES PARA SHOWCASES DIURNOS 2019

Podem se inscrever bandas e artistas interessados em se apresentar desta grande oportunidade para projetos musicais.

A SIM São Paulo já está com as inscrições abertas para os showcases diurnos da edição de 2019.

Podem se inscrever bandas e artistas interessados em se apresentar desta grande oportunidade para projetos musicais.

Serão escolhidos pelo Conselho Consultivo da SIM, 27 nomes que participarão ao longo da programação do evento, que acontecerá em dezembro deste ano. Vale lembrar que 50% das vagas são destinadas para projetos de (ou com) mulheres.

As inscrições estarão abertas até o dia 9 de Agosto. Entre os showcases já passaram nomes como ÀTTØØXXÁ, Maglore e Linn da Quebrada. Clique AQUI para saber mais.

Foto: Sim São Paulo

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Trafego nas plataformas de streaming no Brasil chega a 29 milhões

Matéria de E-Commerce Brasil

Em fevereiro de 2019, as plataformas de streaming tiveram um tráfego no Brasil de quase 29 milhões de visitas.

O portal Ecommerce Brasil fez uma análise sobre as plataformas de streaming de música no Brasil. Em fevereiro de 2019, as plataformas tiveram um tráfego no Brasil de quase 29 milhões de visitas.

De acordo com o portal, alguns dos principais players analisados vem perdendo relevância. Em comparação da audiência de março a fevereiro de 2019 com o mesmo período anterior, os players tunein.com (menos 23,8%), superplayer.fm (menos 24,03%) e music.google.com (menos 23,77%) apresentaram queda na audiência.

A Deezer, segunda colocada, também perdeu tráfego, enquanto a líder Spotify, cresceu cerca de 19%, em 12 meses. Segundo a análise, a Deezer apresentou uma variação negativa de crescimento após o lançamento do Youtube Music no país. O Tidal, obteve um crescimento de visitas de quase 90%.

O estudo foi realizado através dos dados fornecidos pela plataforma SimilarWeb. Foram analisadas as plataformas: spotify.com, deezer.com, music.youtube.com, tunein.com, napster.com, tidal.com, superplayer.fm, music.google.com. Apesar de ser baseada no consumo de música em formato de audio, o serviço de música premium do Youtube (youtube Music) também foi incluso na análise, por ser um representante do Google e por ter o mesmo propósito da concorrência. Apple Music/iTunes não foi considerada no estudo, pois o consumo de conteúdo é realizado por um aplicativo para sistema operacional, o que poderia destorcer a análise.

Além do estudo, o portal destacou como as plataformas de streaming podem ser consideradas como um novo modelo de consumo digital. Sendo ‘Marketplaces’, as plataformas vendem música de diversas formas (assinatura mensal) e por serem canais, anúncios são veiculados sendo relacionados a música ou não, dependendo do público.

 

Foto: ecommercebrasil

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Google é acusado de copiar letras da Genius

O Google passou a responsabilidade para a Lyricfind, após ser acusado de copiar as letras de músicas da plataforma Genius.

Domingo passado (16), o Wall Street Journal publicou uma artigo sugerindo que o Google vem copiando há dois anos as letras de músicas da plataforma Genius.

De acordo com o artigo, a Genius conseguiu descobrir que seu conteúdo estava sendo reproduzido no Google, através de seu sistema que insere uma espécie de marca d’água nas letras de músicas. Quando convertida para o código Morse, as palavras “Red Handed” são reveladas.

“Nos últimos dois anos, mostramos evidências irrefutáveis ​​de que estão exibindo letras copiadas da Genius”, afirmou Ben Gross, diretor de estratégia da Genius ao jornal americano.

Em resposta à denúncia, o Google negou todas as afirmações em seu blog, passando a responsabilidade para o LyricFind, empresa em que é parceira de seu recurso que possibilita a visualização de letras de músicas.

“As letras que você vê nas caixas de informações da pesquisa vêm diretamente dos provedores de conteúdo das letras, e são atualizadas automaticamente à medida que recebemos novas letras e correções regularmente”, informou a publicação. “Pedimos ao nosso parceiro de letras para investigar o problema para garantir que ele esteja seguindo as práticas recomendadas do setor em sua abordagem”.

No blog do Google, a LyricFind explicou como é o processo de publicação de letras de música no Google Search. As letras usadas são tiradas de várias fontes antes de serem editadas, corrigidas e depois publicadas. Sua equipe pode ter “inconscientemente” usado a Genius como uma fonte original. A LyricFind se ofereceu para remover todas as letras identificadas e informou que não consultará mais a plataforma como fonte.

“Deve ser reiterado que o próprio Genius não detém os direitos das letras – os editores de música e os compositores fazem isso”, informou a LyricFind.

Segundo o Music Business Worldwide, atualmente a Genius possui uma rede de 2 milhões de colaboradores, editores e músicos. Em março do ano passado, a plataforma fechou uma rodada de financiamento no valor de US$15 milhões. Além de ter a Apple Music como seu player de música oficial, possui o recurso “Behind The Lyrics” no Spotify, que mostra curiosidades enquanto uma música é reproduzida.

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Para liderar relações comerciais na América Latina, ByteDance escolhe ex-executivo brasileiro da Deezer

A ByteDance nomeou o brasileiro Henrique Fares Leite para liderar suas relações comerciais na América Latina.

A ByteDance – empresa chinesa de tecnologia, proprietária de várias plataformas de conteúdo, incluindo o Tik Tok – nomeou o brasileiro Henrique Fares Leite para liderar suas relações comerciais na América Latina.

De acordo com o Music Business Wordwide, o perfil do executivo indica que ele agora é diretor de Relações da Indústria Musical da América Latina em ByteDance. Anteriormente, o executivo brasileiro exercia o cargo de Diretor de Relações da Indústria Musical das Américas, no Deezer.

No mês passado, o ByteDance anunciou que está planejando lançar um serviço de streaming de música para concorrer com o Spotify e a Apple Music.

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Deezer permite compartilhar letras de música pelo Stories.

Saiba como compartilhar pelo Deezer, as letras de suas músicas favoritas nos Stories do Instagram.

Os usuários do Deezer poderão compartilhar as letras das músicas pelo Stories do Instagram para que seus seguidores possam ouvir a canção completa no serviço de streaming.

Para ativar o novo recurso, o usuário do Deezer deverá tocar no símbolo “Lyrics” para ver as letras e depois compartilhá-las. Assim, basta selecionar e cortar o trecho da letra que deseja compartilhar no Stories.

Os usuários poderão compartilhar até cinco linhas das letras de música e compartilhar as capas dos singles, artistas, playlists, álbuns e podcasts.

“Graças à nossa nova integração com o Instagram, os fãs de música agora podem compartilhar não apenas seus próprios momentos especiais, mas as músicas que contam sua história pessoal da melhor maneira.” afirmou Stefan Tweaser, diretor de produtos e crescimento da Deezer.

 

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Livro mapeia sistemas de som brasileiros inspirados na Jamaica

Matéria de @rapresentando

É a primeira vez em que há um levantamento relacionado às festas de sound system no Brasil.

Será lançado, em Julho, o “Mapa Sound System Brasil”, um livro que mapeia sistemas de som brasileiros, responsáveis por disseminar o reggae no Brasil.

Segundo o portal rapresentando.com, é a primeira vez em que há um levantamento relacionado às festas de sound system no país. Para criar o “Mapa Sound System Brasil”, os pesquisadores e seletores (DJs) Daniella Pimenta e Natan Nascimento, catalogaram mais de 120 sistemas de som brasileiros inspirados na Jamaica.

O livro foi inspirado no blog Groovin Mood. Além de mostrar depoimentos de artistas locais, há opiniões de nomes como o jamaicano Walshy Fire (Major Lazer) e o produtor caribenho Mad Professor.

“O catálogo não tem a pretensão de ser um guia definitivo do sound system nacional”, contou Daniella ao portal. “O nosso objetivo é levar para o leitor – brasileiro e de fora do país – um panorama visual mais geral da movimentação da cultura de sistemas de som de reggae em moldes jamaicanos no Brasil. Queremos trazer uma amostragem – a mais acurada possível – do que vem acontecendo por aqui”.

O lançamento do livro está previsto para o dia 29/6 as 16h, com entrada gratuita na Casa Brasilis – Pompeia – SP/SP

*Foto: Miguel de Castro

E para celebrar o lançamento do livro o MCT está realizando um sorteio! Não perca a oportunidade de conhecer ainda mais sobre a cultura sound sustém e participe!

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Pesquisa aponta que a sofrência leva a descoberta de novas músicas

Matéria de Folha de S.Paulo

Uma pesquisa descobriu que 70% dos brasileiros descobrem novas músicas após um término de relacionamento.

A Folha de São Paulo falou sobre uma pesquisa que descobriu que a maioria das pessoas descobrem novas músicas após o término de um relacionamento.

O levantamento foi realizado pelo instituto britânico 3GEM, a pedido da Deezer. Foram ouvidos 10 mil entrevistados no mundo todo, sendo que 2.000 deles brasileiros. A conclusão foi de que 66% dos ouvintes descobrem novas músicas após um término de relacionamento. O índice aumenta com relação aos brasileiros: 70%.

Segundo a pesquisa, são vários os motivos que levam os brasileiros de coração partido a conhecerem novas músicas. Entre os entrevistados, 25% “ouvem música para se sentir melhor”, 10% para “redescobrir a própria identidade” e 10% “para conhecer novas pessoas”.

A pesquisa identificou outros hábitos musicais dos brasileiros. Para agradar e não passar vergonha no primeiro encontro, 25% dos entrevistados afirmaram fingir gostar de uma música. Entretanto, o índice cai com relação a países como a França. Apenas 18% dos franceses disseram fingir que curtem determinada música nesses momentos.

E não é só nos encontros que os brasileiros tendem a fingir que gostam de uma indicação de música, mas na amizade também. A pesquisa descobriu que 56% das pessoas dizem gostar de uma canção só para ser educado com um amigo ou uma pessoa querida.

“A música tem um efeito de mudança no humor. De alguma maneira, isso também mostra a personalidade do brasileiro. A pesquisa revela que em países considerados menos quentes, caso da Alemanha, por exemplo, as pessoas valorizam menos as questões sentimentais na hora de ouvir músicas, sejam elas novas ou não”, contou a gerente de comunicação do Deezer Brasil para a Folha.

Outros números interessantes:

“82% ouvem músicas quando estão em situações de desconforto”;

“29% fingem gostar de música em um primeiro encontro”;

“5% ouvem faixas para ficarem confiantes com novas pessoas”;

“3% têm contato com canções para se atualizar com a cultura”;

“35% ouvem para se recuperar de doença ou momento triste”.

 

Foto: Jairo Malta/Folha de São Paulo

 

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#RespeitoAoCompositor contra o projeto de lei que isenta hotéis e pousadas de pagar direitos autorais

Projeto de lei que isenta hotéis e pousadas de pagar direitos autorais de execução pública pode provocar impacto negativo na arrecadação de direitos autorais.

A UBC (União Brasileira de Compositores) informou que está havendo uma análise pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado de um projeto de lei que isenta  hotéis, pousadas e estabelecimentos congêneres de pagar direitos autorais de execução pública por músicas tocadas em quartos. Apesar de estimular o turismo no país, o projeto pode provocar um grande impacto negativo na arrecadação de direitos autorais.

De acordo com a entidade, os artigos 3º e 4º PL 1.829/2019 “penalizam os compositores musicais”. O projeto é parecido com o PLS 206/2012, outro que há dois anos não conseguiu sequer ser votado perante a grande mobilização contrária pela classe artística.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), relator do PL 1.829, emitiu um parecer recomendando a remoção da isenção e manteve outras medidas de estímulo ao turismo.

A notícia sobre o projeto ganhou repercussão no país mobilizando autores e titulares de direitos autorais. Entidades como a Associação Brasileira da Música Independente (ABMI) e a Organização Latino-Americana de Direito Autoral (LatinAutor) também se manifestaram e enviaram uma carta para presidente do senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), mencionando os artigos.

A Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) enviou uma carta para Randolfe Rodrigues pedindo a remoção da isenção a quartos de hotéis do projeto de lei:

“Queremos ratificar ao honorável senador que, em toda a América Latina, na Europa, nos Estados Unidos e em numerosos países da Ásia, os proprietários de hotéis obtêm licença e pagam direitos pelo uso de música em aparelhos de rádio e televisão colocados nos quartos, nas áreas comuns e em salões de festa”, afirmou em carta a IFPI. “No mundo atual, não se concebe um hotel, resort ou empresa de turismo que não incluam a música como parte da sua oferta aos consumidores, visitantes e turistas. A música é um elemento essencial da experiência humana em hotéis, e, por isso, seus criadores, produtores e artistas merecem uma remuneração justa e proporcional.”

Pela internet, uma campanha com a hashtag #RespeitoAoCompositor pode ser usada por todos que desejam defender a remoção dos artigos. Outra iniciativa que chamará a atenção para o sucesso da campanha é o envio de e-mails e mensagens diretamente aos senadores participarão da decisão. A relação de e-mails pode ser encontrada AQUI, ao final da página.

 

Foto: UBC

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