COM BASE NO CLIMA, SITE CRIA PLAYLIST DE MÚSICAS PERSONALIZADAS

Para lançar seu novo album, “Weather”, o músico Tycho criou um site capaz de gerar playlists personalizadas com base no clima da localização dos visitantes.

Para criar o site, tycho contou com a ajuda de Lee Martin. Segunto o B9.com, Martin é ex-vice-presidente de design da Songkick, uma empresa de tecnologia americana com foco na venda de ingressos de shows.

O portal explica que o site usa além dos dados meteorológicos, recursos de áudio dos serviços de streaming:  “Nós analisamos vários recursos de áudio e simplesmente escolhemos quais medidas de meteorologia podem se relacionar simbolicamente”, explicou Martin.

ED SHEERAN É ACUSADO POR SEU “HÁBITO DE PLAGIAR MÚSICAS”

O cantor Ed Sheeran foi acusado de plágio novamente! Desta vez, por seu “hábito de se apropriar do trabalho de outros compositores”.

De acordo com a Veja.com,o tabloide britânico Daily Mail publicou que o cantor Sami Switch está acusando Sheeran de plagiar o refrão de sua música “Oh Why”, escrita em 2015, no hit Shape Of You.

Na acusação, Sami Switch alega que o cantor pop possui  “o hábito consciente ou inconsciente de se apropriar das habilidades e do trabalho de outros compositores”. Além disso, Switch afirma que outros artistas como o trio pop TLC, o cantor jamaicano Shaggy e a cantora country Jasmine Rae também foram plagiados por Sheeran.

Os royalties de Shape of You já estão bloqueados pela Justiça Britânica até o julgamento do caso. Ed Sheeran entrou com uma ação para anular a decisão.

Vale lembrar que o cantor pop também está sendo processado pelo espólio de Ed Townsend,  co-autor da famosa Let’s Get It On, de Marvin Gaye. Na acusação,  Sheeran é acusado de plagiar “elementos rítmicos e de harmonia” na composição de Thinking Out Loud, de 2014. A audiência está prevista para 2020.

(Foto: Francisco Cepeda/AgNews)

Qual o melhor? Apple Music for Artists vs. Spotify for Artists

No início do mês, saiu da versão beta a Apple Music For Artists, a plataforma de gerenciamento da Apple Music voltada para artistas. A Apple Music for Artists chegou para concorrer com a plataforma de seu rival Spotify, Spotify for Artists.

As duas plataformas oferecem aos artistas, acesso a dados estatísticos sobre os ouvintes (idade, sexo, localização), possibilitando um maior controle sobre o desempenho de seu trabalho.

O portal Hypebot, convidou o veterano no mercado Jay Gilbert, co-fundador da Label Logic, para fazer uma comparação entre as duas plataformas. A seguir, os principais pontos detalhados por Gilbert:

– Tanto o Spotify For Artists, quanto o Apple Music For Artists podem ser gerenciados pelos próprios artistas e suas equipes, não apenas pelos selos.

– Apenas selos e seus associados podem ter acesso ao Spotify Analytics.

– Enquanto o Spotify For Artists possui métricas “mais individuais”, o Apple Music For Artists tem o maior flexibilidade para gerar relatórios e comparações por usuários.

– O Spotify For Artists suporta maior personalização da página do artista.

– O Spotify envia notificações regulares sobre as listas de reprodução e audiência.

Para conferir a comparação de todos os recursos das plataformas CLIQUE AQUI.

 

Corra lá para o nosso Instagram @mct.mus e comente em nosso post qual a sua plataforma de gestão de audiência preferida. 

Foto: Hypebot

Filme homenageia mulheres pioneiras na música eletrônica

Hoje temos uma dica de filme para quem curte música eletrônica e deseja saber mais sobre suas origens. “The Shock of the Future”, é um filme que homenageia as mulheres pioneiras da música eletrônica.

No filme, a personagem Ana, interpretada pela atriz Alma Jodorowsky, começa a duvidar de seu trabalho, após ter que lidar com uma indústria musical predominada por homens. Durante o final da década de 1970, Ana começa a se familiarizar com máquinas eletrônicas e acaba criando um novo som capaz de influenciar outras pessoas.

Segundo o Phouse.com, Delia Derbyshire, Daphne Oram, Suzanne Ciani e Laurie Spiegel são algumas das homenageadas no filme que conta ainda com uma trilha sonora formada por ícones dos anos 70 e 80, como Human League, Jean-Michel Jarre, Suicide e Throbbing Gristle.

A estreia de The Shock of the Future está marcada para o dia 13 de setembro, apenas nos cinemas britânicos. Não foi informado se há previsão para chegar ao Brasil, mas queríamos poder assistir logo em algum serviço de streaming.

 

Foto: Divulgação

Consulta pública da Lei de Direitos Autorais no Brasil é prorrogada

A consulta pública sobre a reforma da Lei de Direitos Autorais (LDA) foi prorrogada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania até o dia 15 de setembro.

Segundo o portal da Secretaria, a Lei n° 9.610, de 1998 completou 20 anos, mas sofreu apenas uma alteração relacionada à gestão coletiva de direitos autorais. Em um mundo onde cada vez mais pessoas estão consumindo os serviços de streaming, compartilhando conteúdo nas redes sociais e o advento da realidade virtual, já passou da hora da lei ser atualizada.

“Com a rápida evolução tecnológica dos dias atuais, em que diariamente surgem novas plataformas e modelos de negócios que fazem uso de obras e conteúdos protegidos por direitos autorais, é necessário garantir que o sistema de direitos autorais esteja funcionando corretamente, de modo a assegurar um cenário econômico, social, cultural e jurídico propício não apenas para criadores e empreendedores, mas também para a sociedade em geral”, informou o portal.

Vale lembrar que recentemente a União Europeia aprovou a Nova Diretiva sobre Direitos Autorais.  Outros países como Canadá e Estados Unidos também têm discutido reformas sobre o tema para se adequar ao novo mundo tecnológico.

“Hoje ficou tão comum baixar uma música, um vídeo, que as pessoas não sabem que estão violando o direito autoral, cometendo um crime. Então, ao participarem da consulta pública, elas vão perceber o que é o direito autoral, o limite, até onde elas podem ir”, explicou ao portal Maurício Braga, secretário de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual do Ministério da Cidadania. “Essa conscientização é importante para que as pessoas percebam que têm direitos, mas precisam entender, também, quais são os seus deveres”, continuou.

Para contribuir com a reforma da Lei de Direitos Autorais bastar baixar o formulário disponível no link.

Saiu o 4o episódio do FF Podcast! Nesta semana o tema é “Curadoria 2020’s”. Recebemos Fabiane Costa, Produtora Artística do novo Espaço Favela do Rock in Rio e parte da Curadoria de Música do Rio2C, e também Rolinha, programador do Circo Voador, casa de shows icônica do Rio de Janeiro. OUÇA AQUI!

Music Innovation Challenge quer aproximar artistas de seus fãs no ambiente digital

A Universal Music e o Núcleo de Empreendedorismo da USP estão organizando o Music Innovation Challenge, uma competição entre equipes para criar soluções que aproximem artistas de seus fãs no ambiente digital.

Podem participar equipes de 3 ou 4 estudantes de graduação ou recém formados (há menos de 2 anos), sendo que pelo menos um deles deve ser aluno de graduação da USP ou formado há menos de dois anos pela Universidade.

Além de mentoria durante o processo, a equipe vencedora terá apoio financeiro e jurídico para por em prática o seu projeto.

As inscrições estão abertas até o dia 14/09. Para todos os detalhes do desafio acesse: desafiouniversal.com

“A Universal Music, como líder global do mercado de música, tem a missão de incentivar um ambiente dinâmico e empreendedor na indústria. Temos em nosso DNA a motivação de inovar sempre e a USP é o celeiro propício onde certamente vamos encontrar inúmeros jovens talentosos”, afirmou o presidente da Universal Music Brasil, Paulo Lima.

Foto: Divulgação

Banda é acusada de se apropriar de música e causa um prejuízo de R$100 mil.

O portal Metro1 publicou um caso de apropriação de direitos autorais que aconteceu no Brasil.

A banda Bixiga 70 registrou no Ecad – Central de Arrecadação e Distribuição –  uma música em 2013, com o mesmo nome de outra e está recebendo todos os direitos autorais. Segundo o portal, a música ‘Deixa a Gira Girar’ é na verdade da banda baiana Tincoãs, lançada em 1973.

De acordo com a reportagem, a assessoria jurídica informou que o fato foi descoberto há mais de dois anos e o prejuízo pode chegar a R$100 mil. Além disso, já foram solicitadas as providências para a editora Sony Atv,a administradora da obra.

A Bixiga 70 também foi procurada pela assessoria jurídica da banda baiana para resolver a questão da autoria e danos morais, mas não houve retorno.

Foto: Divulgação

A lei que impede a vinda do maior streaming do mundo ao Brasil

Parece que nem sempre os governos conseguem acompanhar a evolução tecnológica. No Brasil, a Lei de Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) está impedindo que o maior serviço de streaming audiovisual no mundo de chegar ao país.

Aprovada pela presidente Dilma Rousseff em 2011, a SeAC tem o intuito de “proteger o mercado da formação de monopólios”, impedindo a “propriedade cruzada” entre as empresas de Tv a cabo. Com isso, as operadoras como a Sky e NET, não podem ter seus próprios canais.

A SeAC tem impactado o setor de várias formas, e agora a lei está bloqueando a chegada no Brasil do maior serviço de streaming audiovisual do mundo, o HBO MAX, da Warner Media.

Segundo o portal Gazeta do Povo, o vice-diretor da Warner Media, Jim Meza, disse que “diante da incerteza regulatória existente no país, o investimento direto não é atraente no momento”. Assim, o Brasil como um dos maiores mercados de streaming do mundo, ficará de fora da lista.

Não é de hoje que a lei tem impactado negativamente o consumo de conteúdo no país. Para se adequar a lei, o Grupo Globo vendeu suas participações da Net. A Fox chegou a ser impedida de transmitir seus canais pela Internet pela Anatel. No fim, a entidade admitiu que a “lei se tornou obsoleta e precisa ser mudada”.

A boa notícia é que já está em tramitação na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, o projeto de lei para alterar a SeAC. De acordo com o portal, neste ano o senador Vanderlan Cardoso (PP/GO) apresentou o PL 3.832 para alterar a restrição quanto a propriedade cruzada. Para ele a lei “pode impedir maciços investimentos no mercado nacional, asfixiando ou até mesmo barrando negócios benéficos à concorrência e ao mercado de TV por assinatura”.

O Ministério da Economia se manifestou a favor da criação de mudanças na legislação de TV a cabo, a fim para aumentar a  concorrência para o setor. Além disso, o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, enviou uma carta ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), solicitando uma revisão sobre as limitações “do controle cruzado entre operadoras de TV paga e programadoras de conteúdo”.

 

Foto: Pixabay

Lady Gaga é acusada por plagiar “Shallow” com base em 3 notas

Um cantor e compositor pouco conhecido chamado Steve Ronsen está ameaçando processar a cantora pop Lady Gaga por violação de direitos autorais pelo hit “Shallow”.

Segundo o Digital Music News, Ronsen está alegando que Gaga copiou em parte sua música postada no SoundCloud em 2012, “Almost”. O compositor afirmou ainda que está investigando se a diva pop realmente infringiu seus direitos autorais. Um musicólogo já avaliou e concordou com a semelhança entre as músicas.

Lady Gaga negou todas as acusações e seu advogado, Orin Snyder, declarou que Ronsen está apenas tentando levar vantagem sobre o sucesso de “Shallow”. Para ele, as afirmações do compositor são “vergonhosas e erradas”. Snyder elogiou Lady Gaga por se defender, assim como outros artistas de sucesso que foram injustamente acusados ​​através de “reivindicações oportunistas”.

A notícia do plágio de “Shallow” veio logo após o caso de outra diva pop ter seu hit acusado por violação de direitos autorais. No início deste mês, um júri considerou que a cantora Katy Perry e seus co-compositores plagiaram o hit “Dark Horse”, de 2013. A cantora terá que pagar cerca de US$2,78 milhões em indenização.

 

Saiu o 3o episódio do FF Podcast! Nesta semana: A empresária @kamillafialho revelou para o nosso time os segredos de suas maiores estratégias que ajudaram o funk a se tornar um fenômeno pop nacional. OUÇA AQUI!

Com dados valiosos de ouvintes, Spotify for Podcasters sai da fase beta

Nesta terça-feira (13), o Spotify anunciou que sua plataforma para os criadores de podcasts, Spotify for Podcasters, saiu da fase beta e agora várias estatísticas sobre os ouvintes poderão ser visualizadas.

Segundo o The Verge, com o Spotify for Podcasters, os criadores de podcasts poderão ver estatísticas de seus ouvintes como idade, sexo, localização e o tempo de audição em determinado episódio. Assim, os criadores poderão conhecer mais sobre a sua audiência e fornecer melhores conteúdos.

Desde o lançamento do Spotify for Podcasters, cerca de 100.000 podcasts se inscreveram para o programa de testes da plataforma. Agora, todos os 450.000 podcasts do serviço de streaming terão acesso ao recurso que só possui versão em inglês.

Para o portal, assim como o Spotify for Artists possibilita aos músicos divulgar datas de turnês, vender merchandising e criar playlists, é fácil imaginar o serviço de streaming fazendo o mesmo para os podcasters. Em teoria, a plataforma poderia abrir portas para a inserção de anúncios, ajudando a conexão entre marcas e podcasters.

Foto: Youtube

 

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