Sorocaba alerta sobre prática antiética nos serviços de streaming.

Matéria de Valor Econômico

Em evento, Sorocaba, da dupla Fernando & Sorocaba, falou sobre a carreira, o sucesso nos negócios e alertou os artistas sobre uma prática antiética: a venda de posições de músicas nas paradas das plataformas de streaming: “Dá para comprar posições no Spotify, visualizações no YouTube, inscritos em canais de um jeito que se perde a realidade do negócio.”, afirmou o cantor.

Sorocaba, da dupla Fernando & Sorocaba, faz sucesso tanto na música quanto em seus negócios. Por isso, foi convidado para falar sobre sua carreira e negócios para o Valor Econômico, durante o “À Mesa com o Valor”, em São Paulo.

Durante a entrevista, Sorocaba alertou os artistas sobre algumas práticas antiéticas que estão acontecendo nos serviços de streaming.  

O cantor afirmou que foi procurado por uma pessoa que vendia por R$35 mil “a liderança no Spotify”. Um vendedor afirmou que um cantor estava tendo sucesso com a prática:

 “Uma de suas músicas estava na posição 27, tendo sido ouvida por 200 mil pessoas. O vendedor prometia conseguir mais 200 mil audições, graças a “bots”. Quando Sorocaba duvidou de que alguns cantores em posições no topo haviam chegado lá por esse método, o vendedor falou quem estaria na liderança na semana seguinte. E de fato aconteceu, diz: o artista em questão bateu na primeira posição e ficou algumas semanas no top 10”, contou o Valor Econômico.

“O mercado está tão promíscuo que é difícil fazer leituras até no digital”, disse Sorocaba. “Dá para comprar posições no Spotify, visualizações no YouTube, inscritos em canais de um jeito que se perde a realidade do negócio.”, explicou o sertanejo.

Segundo o Valor Econômico não há leis que proíbam a prática. Sorocaba não aceitou a proposta da qual considerou ser pouco ética. “Já, já, vai estourar uma bomba disso”, afirmou.

Procurados pelo portal, tanto o Spotify e YouTube não comentaram sobre o episódio, porém responderam sobre a prática.

 “Possuímos diversas medidas para detectar esse tipo de ação em nosso sistema, monitorando o consumo no serviço para investigar, analisar e lidar com essa atividade inaceitável na indústria musical. Continuamos investindo pesado no aprimoramento desses processos e na melhoria dos métodos de detecção e remoção dessas atividades, reduzindo o impacto em produtores de conteúdo que são legítimos, além de detentores de direitos e nossos milhões de usuários”, afirmou a assessoria do Spotify.

“Qualquer ação que aumente de maneira artificial o número de visualizações, marcações com ‘Gostei’, comentários ou outras métricas, seja por meio do uso de sistemas automáticos ou da reprodução de vídeos a espectadores que não querem vê-lo, é contrária aos nossos termos.”, comentou o Google, empresa-mãe do youtube.  

Atualmente, o valor arrecadado por um artista pela execução de músicas nas plataformas de streaming ainda é pouco. “É preciso tocar muito para viver só de streaming”, explicou o portal. Porém, estar no topo das paradas das plataformas garante uma maior visibilidade, pois um artista pode ganhar posições em várias outras playlists, aumentando o número de contratos e negócios da música.

“‘Bot’ não vai a show e não compra produtos, mas ajuda a colocar o artista num outro patamar.”, afirmou Sorocaba que chegou a se tornar o maior arrecadador do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) por anos.

Foto: Ana Paula Paiva/Valor

 

 

 

 

 

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Mia Nygren do Spotify sobre o mercado de maior crescimento do Streaming: a América Latina

Matéria de Billboard

“A América Latina está superando o crescimento de todas as outras regiões do mundo”, contou Mia Nygren, chefe de negócios do Spotify na América Latina, ao portal da Billboard internacional. Na entrevista, ela falou sobre alguns de seus desafios: precificar assinaturas de streaming em economias com alta inflação, e ter que encontrar maneiras para que a população “sem banco” da região – aqueles sem contas bancárias – se inscrevam sem um cartão de crédito.

Mia Nygren, 45 anos, chefe de negócios do Spotify na América Latina, foi entrevistada pelo portal da Billboard internacional.

“Sou responsável pelos usuários ativos mensais que temos na região da América Latina e com a rapidez com que crescemos”, falou Nygren sobre sua missão no Spotify.

Essa não é uma tarefa fácil, uma vez que 21% dos 180 milhões de usuários globais do Spotify são latino-americanos, um número que não inclui usuários ou usuários latinos dos EUA na Espanha.

Nygren possui vários desafios, entre eles descobrir como precificar assinaturas de streaming em economias com alta inflação. Ela também precisa encontrar maneiras para que a população “sem banco” da região – aqueles sem contas bancárias – se inscrevam sem um cartão de crédito.

“A América Latina está superando o crescimento de todas as outras regiões do mundo”, afirmou a sueca que viveu na Espanha e no Brasil e hoje possui um leve sotaque, embora gramaticalmente perfeito, espanhol e fluente português.

Nygren fundou a Mobile Hits, uma empresa que vendia conteúdo musical para telefones celulares. Depois de um período na Universal Music, conseguiu um emprego em 2011, como chefe de desenvolvimento de negócios do Spotify, na Europa, e fez a transição para a América Latina em 2013.

Casada com um espanhol e mãe de dois, assumiu seu papel atual em 2015 e se mudou para Miami em 2016, onde o número de funcionários em seu escritório passou de cinco para quase 30.

“Eu vim com uma enorme autoconfiança, mas não esperava que crescesse tão rápido e a adoção fosse tão rápida”, contou Nygren, acrescentando que as equipes no México, São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires também aumentaram: de sessenta para oitenta e cinco, incluindo oito editores de listas de reprodução em toda a região.

Na entrevista Nygren falou sobre como conseguiu sucesso no crescimento de margens. Para ela, muitos fatores como o aumento do consumo de smartphones e a “inclusão financeira” contribuíram para o crescimento: “Há mais pessoas na região que podem acessar e pagar pelo Spotify porque desenvolvemos muitas opções de pagamento, [embora] a América Latina seja bastante sem cobertura bancária. Temos diferentes opções de pagamento, como cartões de crédito, débito e dinheiro através de vales ou cartões de presente”.

“É muito importante para o Spotify democratizar o acesso à música e, através de uma ampla oferta de métodos de pagamento, permitir o acesso a uma quantidade maior de pessoas”, afirmou a sueca.

Outro assunto importante mencionado na entrevista foi o diferencial do mercado latino-americano:

“O usuário latino-americano é altamente engajado e a região é tremendamente diversificada [em termos de música]. O som e o talento sempre foram incríveis. Isso não é novidade. O que é novo é uma plataforma como a nossa permite que a região fique completamente sem fronteiras em seu consumo”, afirmou Nygren.

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ESTUDO SOBRE DISTORÇÕES DA ERA DO STREAMING AGORA EM PORTUGUÊS

“Grandes gravadoras recebem até 97% das receitas que fluem de streaming para todos os titulares de direitos musicais, deixando apenas 3% para serem divididos entre compositores, editores de música, outros titulares e administradores”. Conheça o “Estudo sobre compensação justa para criadores de música na era digital”.

O estudo apresentado pelo economista Pierre-É. Lalonde, “Estudo sobre compensação justa para criadores de música na era digital”, evidencia como a remuneração para criadores de música na era digital ainda é feita de forma injusta.

Apresentado em outubro de 2014, nos Estados Unidos e elaborado pelo Conselho Internacional de Autores de Música (Ciam), o estudo de Lalonde mostra dados relevantes:

“Grandes gravadoras recebem até 97% das receitas que fluem de streaming para todos os titulares de direitos musicais, deixando apenas 3% para serem divididos entre compositores, editores de música, outros titulares e administradores”, afirma o estudo.

Por uma iniciativa da UBC- União Brasileira de Compositores – agora é possível ter acesso ao estudo com tradução em português.

Segundo o portal da UBC, Lalonde “foi um dos primeiros a denunciar o valor de pouco mais de US$ 0,001 por taxa de transmissão pago por serviços como Spotify a intérpretes, com cifras ainda menores para compositores”.

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Música no trânsito: Waze anuncia parceria com Deezer, Pandora e outros serviços de streaming

Matéria de Tudocelular.com

O Waze anunciou que está integrando sua plataforma com uma série de serviços de streaming para oferecer a seus usuários mais opções de entretenimento.

Segundo o portal Tudo Celular, por enquanto, são sete: Pandora, Deezer, iHeart Radio, NPR One, Scribd, Stitcher e o TuneIn.

“O serviço de streaming será vinculado ao Waze com o aplicativo disponibilizando controles básicos de música e até mesmo uma opção para abrir o app nativo”, informou o portal.

O YouTube Music fiou de fora desta vez e a plataforma não informou se há intenção de haver uma parceria no futuro.

O Waze também anunciou que parceiros interessados podem solicitar o acesso ao kit de áudio para integrar o seu aplicativo na plataforma.

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Facebook lança recurso que leva músicas para Stories e outras partes da rede social

Matéria de Tudocelular.com

O Facebook anunciou que em breve várias funcionalidades relacionadas à música chegarão na plataforma para todos os usuários. Uma delas é a possibilidade de adicionar músicas no Facebook Stories.

Finalmente as novidades relacionadas à música estão chegando a maior rede social do mundo, o Facebook!

De acordo com o Facebook, várias funcionalidades relacionadas à música chegarão na plataforma e estarão disponíveis em breve para todos os usuários. Uma delas é a possibilidade de adicionar músicas no Facebook Stories.

Segundo o Tudo Celular, usuários do aplicativo no Android ou iOS poderão usar músicas em transmissões ao vivo, gravadas e no feed de notícias.

“Desta forma, as principais gravadoras começam a ganhar uma receita extra da rede social ao mesmo tempo em que combatem a pirataria”, informou o portal.

A ferramenta de dublagem de músicas (lip sync) ganhará uma atualização com mais opções de letras como as canções dos artistas Dua Lipa e Maroon 5.

A música chegará também ao perfil dos usuários através de uma nova aba que terá a função de armazenar canções favoritas do usuário.

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Sony Music aumenta rentabilidade em 5.8% no trimestre e arrecada US$2,87 bilhões.

A Sony Corp publicou seus resultados financeiros para o segundo trimestre fiscal (calendário Q3). As receitas globais de música gravadas da Sony Music ultrapassaram US$2,87 bilhões nos primeiros nove meses de 2018 . O portal Music Business Worldwide analisou os resultados.

De acordo com a análise do Music Business Worldwide, as receitas globais de música gravadas da Sony Music ultrapassaram US$2,87 bilhões nos primeiros nove meses de 2018, um aumento de 5,8% nas receitas.

Com relação ao streaming, as receitas aumentaram 26%, US$300,1 milhões, em relação ao ano anterior.

As receitas físicas sofreram uma queda de 14,6%, totalizado US$669 milhões, no período de nove meses.  Os downloads também caíram em 16,6%, US$295 milhões.

Houve queda nas receitas de música gravadas da Sony no último trimestre (até o final de setembro de 2018), de 3,8%, totalizando US$945,9 milhões. Uma série de fatores influenciaram a queda, como o aumento do streaming, ajuste contábil feito pela empresa em relação a 2017 e a queda nas receitas físicas e downloads.

Astroworld de Travis Scott (foto), This One’s for You (No.2) de Luke Combs e Staying At Tamara’s de George Ezra (No.3) foram os álbuns/projetos globais mais vendidos da Sony Music, no calendário Q32018. O álbum de Camila Cabello, Camila, estava em quarto lugar, enquanto vários lançamentos de Calvin Harris combinados ficaram como o quinto projeto de maior ganho da Sony nos três meses.

A Sony Corp considera que sua divisão de música inclui música gravada, publicação de música e “Visual Media & Platform” (com o jogo de sucesso comercial Fate / Grand Order).

A Sony Corp utilizou a atualização financeira de hoje (30 de outubro) para informar seus acionistas: “Espera-se que as vendas sejam maiores do que as previsões anteriores devido principalmente ao impacto esperado da consolidação da EMI e do forte desempenho do aplicativo Fate/Grande Ordem”.

Na análise, os cálculos do MBW foram convertidos em dólares em moeda constante.

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Facebook está oferecendo milhões à indústria musical para permitir que seus usuários façam upload de músicas em vídeos

Matéria de The Verge

Visando ser um grande concorrente com o YouTube, o Facebook está oferecendo aos editores de música, centenas de milhões de dólares para manter os direitos de música apresentados em vídeos enviados por usuários e proprietários de páginas.

O Facebook está se preparando para concorrer com o YouTube e se tornar o principal destino de conteúdos em vídeos musicais.

Segundo o portal The Verge, um relatório da Bloomberg afirma que o Facebook está oferecendo aos editores de música, centenas de milhões de dólares para manter os direitos de música apresentados em vídeos enviados por usuários e proprietários de páginas.

O Facebook pretende criar um sistema de identificação de vídeos protegidos por direitos autorais, semelhante ao sistema de identificação do Google. Este passo abrirá um caminho para que a rede social possa bater de frente com o YouTube, como serviço de vídeo de primeira linha da Internet e possivelmente, até mesmo um concorrente de streaming de música.

Embora apaziguar os detentores de direitos autorais com relação a vídeos gerados por usuários seja uma preocupação a curto prazo para o Facebook, a medida seria um passo para concretizar a visão mais grandiosa da empresa para vídeos on-line, algo que o CEO Mark Zuckerberg vem planejando há anos.

Se o Facebook começar a limpar o investimento com publicidade do YouTube, bem como proteger os direitos autorais de conteúdo de grandes editoras, a rede social poderá atrair ainda mais usuários, por períodos mais longos e competir como qualquer outra forma de mídia on-line na web.

A empresa já planeja produzir programas de televisão originais em parceria com empresas de mídia e organizações de notícias.

Parte desse processo pode envolver o novo acordo com a Vevo, detentora dos direitos autorais, para mais de 200.000 videoclipes de grandes artistas e gravadoras de todo o mundo. O acordo de exclusividade da Vevo com o YouTube termina este ano, dando ao Facebook a oportunidade de negociar seu próprio contrato com a empresa.

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BMG amplia licenciamento digital na Europa

A BMG anunciou novo acordo de licenciamento de músicas em serviços de streaming com a GEMA, sociedade alemã de direitos de reprodução musical. O acordo beneficiará compositores e artistas anglo-americanos com maior eficiência e transparência.

Na semana passada, a BMG anunciou um novo acordo de licenciamento de músicas em serviços de streaming, com a sociedade alemã de direitos de reprodução musical, GEMA.

O acordo, além de ser estender na Europa, deve otimizar os pagamentos aos compositores e artistas da BMG, simplificando o licenciamento de música nos principais serviços de streaming de música – Apple, Spotify, Amazon, Deezer, YouTube – e plataformas de mídia social como o Facebook.

Através da ARESA – Anglo-American Rights European Service Agency, uma subsidiária da GEMA, a BMG já licencia seu repertório para serviços digitais em 38 países da Europa. O acordo pretende estender o licenciamento de músicas para outros países ao redor do mundo, incluindo Turquia, Rússia e África. Países do Oriente Médio também serão incluídos. A BMG pretende alcançar uma população musical de 1,3 bilhão.

“Garantir que compositores obtenham o dinheiro que merecem na era do streaming é um conceito simples, mas um processo incrivelmente complicado. Temos o prazer de ampliar nosso relacionamento com a GEMA através da ARESA para garantir que os redatores da BMG continuem a receber um serviço de classe mundial. Sob nosso acordo anterior, o BMG já alcançou um potencial de 531 milhões de fãs de música através da ARESA, mas essa nova extensão de nosso relacionamento leva isso para mais de 1,8 bilhão ”, afirmou Hartwig Masuch, CEO da BMG.

“Licenciar serviços digitais com a GEMA através do ARESA beneficia nossos escritores em termos de velocidade, eficiência e transparência. Isso também torna a vida mais fácil para os usuários de música, oferecendo um ponto único para os direitos mecânicos de nossos escritores anglo-americanos ”, acrescentou Ama Walton, conselheira geral da BMG.

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O SoundCloud anunciou novo recurso de compartilhamento de músicas no Stories do Instagram.

Matéria de Mobile Marketer

O SoundCloud anunciou que está integrado ao Instagram. A parceria beneficiará artistas, que poderão promover suas músicas através do Instagram Stories, permitindo que os ouvintes compartilhem suas músicas com maior praticidade.

O SoundCloud anunciou que está integrado ao Instagram. A parceria beneficiará artistas, que poderão promover suas músicas através do Instagram Stories, permitindo que os ouvintes compartilhem suas músicas com maior praticidade.

O SoundCloud, serviço de streaming de música que atualmente possui 175 milhões de usuários em todo o mundo, anunciou uma parceria com o Instagram para permitir que os usuários compartilhem links de músicas no Stories do Instagram.

A integração entre os dois aplicativos beneficiará artistas, principalmente os independentes, ajudando na promoção de suas músicas através de um compartilhamento muito mais prático com amigos, além de incentivar os downloads no aplicativo do SoundCloud.

A noticia já havia sido anunciada em maio pelo Facebook, empresa-mãe do Instagram, durante sua conferência de desenvolvedores, quando a rede social também disse que aplicativos de terceiros como o Spotify e o GoPro teriam recursos de compartilhamento adicionais.

Segundo o Mobile Marketer, a parceria pode ajudar o SoundCloud a alcançar um novo público, especialmente porque o Instagram é um dos aplicativos mais populares entre os adolescentes dos EUA.

Ao integrar sua biblioteca de músicas ao Instagram Stories, o SoundCloud tem potencial para alcançar os 400 milhões de usuários ativos diários do Stories.

Os anunciantes também podem ser beneficiados, já que de acordo com o Instagram, metade dos consumidores compram um produto on-line após assistir a um Stories, e 31% compram na loja após ver um produto na plataforma. Ou seja, um stories com conteúdo musical, aumenta ainda mais o engajamento de um conteúdo promocional.

Desde que começou a focar nos criadores de conteúdo, o SoundCloud conseguiu aumentar o número de faixas disponíveis em seu aplicativo para mais de 177 milhões, em comparação aos 40 milhões no Spotify, de acordo com o portal Digital Music News.

Pensando nos criadores como estratégia para ganhar mais espaço entre os serviços de streaming, no início deste mês, o SoudCloud abriu suas ferramentas de monetização para todos os artistas em um plano Premier com valores mensais de US$8 a US$16.

Após o anúncio do Spotify, em setembro, sobre o recurso de upload direto para artistas independentes, o SoundCloud foi atrás e também anunciou parcerias com vários desenvolvedores de softwares de música como o Native Instruments, Serato e DJ Virtual para permitir que DJs transmitam em tempo real seus  catálogos de músicas na plataforma.

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LyricFind anuncia acordo de licenciamento de letras de músicas brasileiras independentes.

Matéria de Billboard

Nesta semana, a LyricFind, maior licenciadora de composições do mundo, anunciou um acordo entre a Som Livre, a MK Music, a ONErpm e a UBC. O acordo deve legalizar e monetizar toda a exibição e uso de letras de músicas.
“Esta é a culminação de anos de trabalho juntos”, disse Robert Singerman, editor de música da LyricFind, que estará em um painel sobre música digital nesta sexta-feira, 26 de outubro, na conferência Music Trends Brasil, no Rio de Janeiro.

Acordo entre a LyricFind, UBC, Som Livre, MK Music e ONErpm pretende licenciar principalmente as editoras de música e compositores independentes para legalizar completamente e monetizar toda a exibição e uso de letras.

“Até agora, o Brasil tem sido um mercado de letras sem licença ou semi-licenciado e um mercado de tradução lírica completamente não licenciado e não autorizado”, explicou Luciana Pegorer, representante da LyricFind no Brasil.

Em Toronto, a equipe de conteúdo do LyricFind, também incluirá funcionários brasileiros para verificar e implementar o conteúdo em português. “Estamos ansiosos para construir um cenário robusto e totalmente legal, como o LyricFind fez para as letras em outros territórios”, afirmou Pegorer.

“Esta é a culminação de anos de trabalho juntos”, disse Robert Singerman, VP Internacional, da LyricFind, que estará em um painel sobre música digital nesta sexta-feira, 26 de outubro, na conferência Music Trends Brasil, no Rio de Janeiro.

“Isso tem um grande potencial para aumentar significativamente a receita de música brasileira em todo o mundo, por meio da exibição original de letras e traduções líricas legais.”, afirmou Robert Singerman.

Além de letras de musicas, serão licenciadas camisetas, canecas e outras mercadorias por meio da plataforma LyricMerch do LyricFind.

 

 

 

Foto: Mauricio Santana/Getty Images

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