Notícia comenta o excelente desempenho da Universal Music divulgado pelo site Music Business Worldwide.
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SXSW To Change Contract After 50+ “Outraged” Artists Send Open Letter Of Protest
Acusado de ameaçar a deportar artistas em cláusula do contrato do festival, o SXSW publica carta aberta em sua defesa.
O SXSW, South by Southwest – festival de cinema, música e tecnologia que acontece em Austin, Texas, Estados Unidos durante a primavera – publicou uma carta aberta em defesa perante as acusações de que o festival estaria ameaçando a deportação de artistas estrangeiros em cláusula no contrato do festival.
Dezenas de artistas e líderes da comunidade de música indie, incluindo Ted Leo, o líder da Rage Against The Machine, Zach de la Rocha e Talib Kweli assinaram uma carta aberta convocando o festival para remover a cláusula no contrato que possui a intenção de notificar as autoridades de imigração se um artista não possuir vistos ou quebrar as regras do festival.
Na carta, o SXSW se comprometeu a reformular o documento no ano que vem.
Spotify has 50 million people paying for its music. Why is it still unprofitable?
Apesar de conquistar 50 milhões de assinantes, o Spotify continua apresentando baixa rentabilidade. Veja duas razões que comprometem o fluxo de caixa da plataforma.
O serviço de streaming de música Spotify anunciou com orgulho em 2 de março que agora possui 50 milhões de assinantes pagantes, um aumento de 25% em seis meses. No entanto o serviço ainda apresenta pouca rentabilidade financeira.
Em 2015, a receita do Spotify bateu recorde de US$ 2,18 bilhões, no entanto a perda foi de US$ 194 milhões. Acredita-se que existam duas razões principais por trás da perda de dinheiro. A primeira razão é que o Spotify possui 80% de seu fluxo de caixa comprometido pelos pagamentos de direitos autorais a artistas. A segunda razão é que apenas 30% dos usuários são assinantes pagantes, ou seja, a maioria dos ouvintes ainda não pagam pelo serviço.
Por isso, o Spotify ainda tem espaço para crescer e essa nova conquista é um bom presságio para o seu IPO, mas o número sozinho não diz nada sobre a sustentabilidade do negócio que ainda é um modelo instável.
Spotify Hi-Fi is coming — could this spell trouble for Tidal?
Com Hi-Fi, Spotify pode se tornar ameaça ao poder reconquistar antigos assinantes que migraram para o Tidal.
O site The Verge divulgou que o Spotify estaria testando o lançamento de uma versão Premium que oferece ao usuário áudio sem perda na qualidade, com isso Tidal poderia perder mais assinantes.
A função Hi-Fi poderia atrair para o Spotify antigos assinantes que migraram para o Tidal, que atualmente oferece US$ 19,99 pela assinatura de seu serviço Tidal Hi-Fi. Enquanto alguns assinantes não conseguem se inscrever para testar o novo produto do Spotify, Tidal continua com seus três milhões de assinantes e apenas 1,2 milhões deles pagantes.
Mass Appeal Raises $6M Funding Round Led by Universal Music
A Mass Appeal, revista e gravadora focada em conteúdo sobre a cultura Hip-Hop e grafite anunciou que arrecadou 6 milhões em um fundo liderado pela Universal Music.
Em comunicado o CEO da Mass Appeal, Peter Bittenbender, falou que está animado com a parceria que promete criar conteúdos icônicos e impactantes.
Além de UMG, vários outros investidores se juntaram à rodada de financiamento, incluindo o cantor Usher, Steve Stoute, Media Evolution, Jon Jashni da Raintree Ventures, Charles King da Macro, Michael Kassan da MediaLink e Karen Lauder, bem como Nas e White Owl Capital, que já eram investidores na empresa.
Michele Anthony, da UMG que estará como conselheira na administração da Mass Appeal, também se pronunciou falando que a parceria contribuirá para a Universal Music acelerar sua estratégia de estabelecer um contato maior com os fãs de música.
SPOTIFY TOPS 50M SUBSCRIBERS AS GROWTH RATE SLOWS DOWN
Spotify chega a 50 milhões de assinantes, um salto de 10 mi em seis meses.
O registro de 50 milhões de assinantes é um grande momento na história do Spotify, significando um aumento de 25% no número de assinantes nos últimos seis meses.
O Spotify afirma que 2017 será brilhante para a empresa que poderá chegar a ter 70 milhões de assinantes até o final do ano.
La industria discográfica en 2016 hace el mayor crecimiento de los últimos 15 años
Novo relatório da Midia Research afirma que a indústria da música mundial cresceu US$1,1 bi em 2016 para alcançar o montante de US$16,1 bi, o maior crescimento observado em mais de 15 anos.
O aumento representa 7% em relação a 2015. A chave para este crescimento são as receitas de streaming que chegaram a US$5,4 bi, um crescimento de 57% em relação a 2015. O número de assinantes de serviços de streaming cresceu 38 milhões ao longo de 2015, com Spotify representando 43% dos 106,3 milhões de assinantes em todo o mundo.
Para Mark Mulligan esses números indicam que a indústria de música mudou de marcha em 2016 e as receitas parecem estar em uma trajetória ascendente nos próximos anos. No entanto, o streaming terá que trabalhar mais para compensar o impacto da diminuição de 18% das receitas em 2016.
Spotify está se preparando para lançar serviço de música Hi-Fi
Conheça o Spotify Hi-Fi, o novo lançamento do Spotify para garantir maior qualidade de execução de músicas aos seus assinantes.
O Spotify lançou para um pequeno grupo de usuários o “Spotify Hi-Fi”. “Uma versão de áudio de alta-fidelidade para que não haja perda na qualidade das músicas disponíveis no serviço de streaming”.
O serviço que terá um custo entre US$ 5 e US$ 10 é um movimento do Spotify para melhorar a qualidade de áudio, visando o aumento de receitas e maior competitividade perante a Apple que já está trabalhando para que seus usuários não percam a qualidade do áudio na execução de músicas.
Emplacar um samba-enredo hoje em grandes escolas exige operação empresarial
Reportagem chama atenção para um problema na escolha do samba enredo das escolas de samba no Carnaval. Antigamente a escolha de compositores era mais seleta e de qualidade, hoje o critério é definido por fatores não artísticos, como verba para contratar cantores e torcida. “Apesar dos excessos comerciais, safra recente indica revigoramento das canções”.
“Entre as muitas transformações no desfile [nas últimas décadas], acho que a mais gritante se refere ao fato de que a composição de samba-enredo para o Grupo Especial virou quase uma operação empresarial. Compor é um detalhe, dentro de um complexo de disputa que envolve dinheiro, contratação de torcida, articulações políticas. A ala de compositores, como instituição das escolas, acabou”, diz o historiador Luiz Antonio Simas”.
UNIVERSAL POSTS RECORD REVENUES FOR 2016 – AS STREAMING OVERTAKES PHYSICAL SALES
Foi divulgado relatório sobre o desempenho da Universal Music em 2016. Apesar da queda de downloads a empresa obteve um pequeno aumento nas receitas totais.
No relatório de receitas divulgado, pela primeira vez na história, as vendas físicas de música foram superadas por streaming (incluindo anúncios e subscrição) na empresa. Além disso, os artistas mais vendidos da Universal Music no ano (em termos de receita) foram: Drake, Justin Bieber, Rihanna, Ariana Grande e The Rolling Stones. A análise completa do desempenho da Universal pode ser lida no site da Music Business World Wide. A Universal Music Group passou a ser detida em 100% pela Vivendi em Fevereiro de 2006.
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Em 2016, a “Universal Music Group obteve diferenças significantes frente às gravadoras Sony Music, Warner Music e selos independentes.”
“Apesar de a Universal ter tido queda até mesmo no mercado de streaming, descendo de 30,5% em 2015 para 30,4% em 2016, ela se manteve líder nessa categoria, com diferenças de 7,7% em relação à Sony, 11,8% à Warner e 2,1% às gravadoras independentes”.