Música digital representa 70% da receita de gravadoras no Brasil – Música

Matéria de Canaltech

No primeiro semestre de 2016, o faturamento do setor cresceu 10% na comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a R$ 250 milhões embalado principalmente por serviços de streaming.

“Conforme o levantamento da Pró-Música Brasil, referente ao primeiro semestre de 2016, o faturamento do setor cresceu 10% na comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a R$ 250 milhões.

Atualmente, a proporção deste faturamento é de 70% para o meio digital e 30% nas vendas por mídia física. No ano passado, a proporção era de 61% para o digital e 39% para as vendas físicas (CDs, DVDs e vinis).

Apesar do segmento digital ser focado em serviços como Spotify e Deezer, outras fonte de reprodução digital de música também são levadas em conta, como o YouTube e sites de vendas de música por download.

Entretanto, conforme aponta a Pró-Música Brasil, o principal responsável pelo crescimento na receita é mesmo o streaming: o faturamento destes serviços cresceu 16% em relação ao mesmo período – de janeiro a junho – em 2015, com novas assinaturas atingindo um pico de crescimento em 121%. Para comparação, os serviços de venda de arquivos digitais de música, como iTunes, caíram tiveram um revés de 34%.”

 

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YouTube's FameBit Purchase Could Mean Big Bucks For Musicians

Matéria de Forbes

Now that Google owns FameBit, what does that mean for the musicians supplying YouTube with their content?

“No início deste mês, o Google anunciou que tinha comprado a startup FameBit, criada para conectar marcas e aqueles que criam conteúdo de vídeo. Grande parte da conversa em torno deste acordo centrou-se em desde vloggers, comediantes a criadores de tutoriais de maquiagem, mas esta nova compra por uma das maiores empresas do mundo também é uma ótima notícia para os milhões de músicos que ajudaram a tornar o YouTube a história de sucesso que ele é.”

[…] Músicos têm-se queixado por um longo tempo sobre os pagamentos que recebem do YouTube, que variam muito, mas são baixos. O argumento é que o YouTube faz um pedaço de sua receita de pessoas assistindo vídeos de música e afins, e sem esse conteúdo, a empresa estaria em apuros. Então, se o YouTube necessita do conteúdo musical, deve pagar mais.

“As coisas não são assim tão simples, como tem havido perguntas sobre rentabilidade do YouTube por anos, se ele não pode oferecer mais dinheiro, vai ter de fazer mais para apaziguar os criadores musicais de todos os tamanhos, e a compra de FameBit poderia (e deveria) ser apenas o primeiro passo para por todos na plataforma mais felizes.”

“Hoje em dia, com as vendas de música gravadas diminuindo rapidamente a cada ano, parcerias de marca estão se tornando a maneira que muitos ganham a vida. Músicos querem o dinheiro que vem com o trabalho com as empresas, e muitos estão dispostos a fazer quase tudo para receber esse salário. Ao mesmo tempo, cada marca sabe que música é uma das melhores avenidas através do qual se conectar a clientes avaliados e potenciais consumidores, e as empresas de todos os setores e de todos os tamanhos estão aumentando seus orçamentos para relacionados a música passar.”

“[…] Os termos financeiros do acordo entre o Google e FameBit não foram divulgados[…] Com sorte, este é apenas o primeiro passo de muitos que o Google fará para oferecer todos os tipos de novas ferramentas, plataformas, dados, e assim por diante para músicos que procuram ganhar mais dinheiro com o seu conteúdo, que tem provado ser extremamente valioso ao longo do tempo.”

 

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Apple Music And Tidal Exclusives Are Bad For Artists, Says Spotify

Matéria de Stoney Roads

Spotify is going in!

Por P.A

Além da declaração, o Chief Content Officer do Spotify, Stefan Blom acrescentou no Wall StreLet Journal’s WSJ.D Live conference “artistas estão começando a se afastar de conteúdo exclusivos” e reiterou que o Spotify nunca ter feito.

“O porta-voz do Spotify também mirou o modelo de assinatura paga apenas defendendo o modelo de negócio anúncio-suportado do Spotify.”[…]”Carter foi contratado em junho para trabalhar com artistas e gravadoras. Carter tem trabalhado com grandes artistas, mais visivelmente, Lady Gaga, mas também gosta de Will Smith, John Legend e Meghan Trainor.”

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5 Reasons The Music Industry Should Care About Driverless Cars

5 Reasons The Music Industry Should Care About Driverless Cars
Matéria de hypebot

Although the music industry has, historically, not always been the best at adapting profitably to tech disruptions, driverless cars could present a unique opportunity for the industry. Here we examine the likely affect of these autonomous vehicles on their pre-existing music business models. _______________________________ Guest post by Cherie Hu Are…

Por P.A

“Enquanto é difícil esquecer sua relação tumultuada com pirataria, downloads e compartilhamento de arquivos, a indústria da música está se adaptando a era digital. Streaming agora é responsável para a maioria das receitas dos principais rótulos. Artistas emergentes estão se tornando mais conhecedores de tecnologia, utilizando ferramentas de chatbots para CMS para interagir diretamente com seus fãs e otimizar o seu alcance para os novos.

A iminente onda de veículos autônomos introduzirá uma gama mais ampla de tecnologias de ponta para a experiência de mídia no carro, incluindo sensoriamento remoto e GPS, reconhecimento de imagem e outros aplicativos voltados para o consumidor da robótica e inteligência artificial. Além de tecnologia avançada, estes veículos também libertarão bilhões de horas de tempo de mãos dos condutores, um dos poucos exemplos de como inovação pode realmente crescer a torta do tempo de consumo de mídia disponíveis — e espaço publicitário.
[…] Empresas de música terão que inventar novos papéis e estratégias sob medidas para o pacote tecnológico exclusivo. Sob esse novo paradigma, música se tornará não só um serviço, mas também uma função fundamental e automotiva.

[…]Como tecnologia driverless torna-se uma realidade mais concreta, companhias de música devem começar investindo em experimentar com esta torta de tempo e dinheiro para ficar à frente da curva de crescimento.

[…] Assim como o smartphone revolucionou a mídia centralizando toda a atividade em um único dispositivo móvel, veículos autônomos podem abrigar vários formatos de mídia e aplicativos, de música e vídeo para produtividade e jogos apps, em um único painel de controle completo. Novo estatuto do carro de um dispositivo móvel também posicionará como um jogador crucial no futuro da Internet das coisas.

Para Thomas Müller, engenheiro da Audi, “Tudo o que você tem em sua sala de estar, você terá em sua sala de’ auto’.””

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Pandora Q3 revenues up 13%, yet still fall short of predicted earnings

Music Week keeps you up to date on the latest digital music news from streaming to piracy to YouTube.

Por P.A

Foi divulgado a situação financeira da Pandora. ” A empresa dos EUA relatou crescimento de receita de US $351. 9m, 13% no ano. No entanto, esse número caiu aquém das expectativas dos analistas, de US $366.1 m.”

“Ajustado o lucro por ação também não conseguiram atender às expectativas, com uma perda de 7 centavos, em vez dos 6 centavos previstos por Wall Street. As ações caíram cerca de 8% na inicial, após horas de negociação.

Receitas de publicidade atingiu US $273. 7m, marcando um aumento de 7% no ano, mas este curto também caiu da $286. 9m foi estimado para fazer.

Receita do serviço de bilhética atingiu US $22. 1m; mostrando crescimento de 25%, ainda também caindo só curtas previsões de Wall Street.

Enquanto isso, o ouvinte caiu para 77,9 milhões, em comparação com 78,1 milhões no mesmo período no ano passado. Em uma nota mais positiva, horas de ouvinte total cresceram 5% no ano para 5,4 bilhões.

No início deste ano foi noticiado que Pandora tinha rejeitado uma oferta de aquisição da SiriusXM Liberty Media”.

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What have Lady Gaga, Michael Bublé and Metallica all got in common?

Matéria de The Irish Times

They all have their sights set on your Christmas stockings – as the music industry gears up for the most lucrative time of the year

Por P.A

Está aí a época mais aguardada do ano para a indústria da música, onde mais dinheiro será gasto em gravações musicais do que em qualquer outra altura do ano. “Este é o período quando a indústria fonográfica realmente faz seu dinheiro.”

Por isso, Lady Gaga, Michael Bublé, Metallica, Leonard Cohen, Alicia Keys e dezenas mais de artistas estão lançando novos materiais.

“O que será interessante sobre alarde deste ano é onde exatamente o dinheiro será gasto. Como tantas outras no setor em 2016, a maioria da ação será online.”

” Nos últimos anos, você poderia ter certeza de que Natal era quando muitos se aventuravam em uma loja de discos pela única vez durante todo o ano. Antigamente o lançamento de um novo álbum do U2 seria um bom motivo para frequentar uma loja.”

Antes para presentear alguém bastava ir a uma loja de discos, hoje isso fica um pouco mais difícil, uma vez que “um dos problemas com o mundo on-line é a capitulação de um modelo de tamanho único, onde todos essa escolha se resume a um punhado de lançamentos fortemente promovidos”

“Como as plataformas de transmissão assumindo mais o controle do ecossistema da música, pode ser um bom momento para olhar como eles operam”

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Sabotage cresce 2.000% no Spotify após lançamento de disco

Matéria de O Globo

Álbum póstumo do rapper foi lançado 13 anos depois de sua morte

Por P.A

Desde o lançamento do álbum póstumo de Sabotage no Spotify, o número de ouvintes na plataforma cresceu 570% e os streams do artista aumentaram em quase 2.000%, no dia do lançamento.

Após ser assassinado durante as gravações de seu álbum de estreia, ele acabou deixando apenas rascunhos das canções, mesmo assim, foi o suficiente para a produção do novo álbum.

Um forte time está por trás da produção como Topkillaz, Rappin’ Hood, BNegão, Dexter, Céu e integrantes da família RZO (DJ Cia, Sandrão e Negra Li). “Todos abriram mão de seus direitos em favor dos filhos de Sabotage, Wanderson e Tamires.”

 

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Com banda brasileira, Obama divulga a playlist que usa para malhar

Matéria de O Globo

‘Perro loco’, do trio Forró in the Dark, divide espaço com sucessos de Beyoncé e Sting

Por P.A

Mais uma vez o Presidente Barack Obama compartilhou sua playlist favorita para malhar. Entre as dez faixas encontramos, Beyoncé (“Get me bodied”), The Isley Brothers (“Love it up, pts. 1 & 2”), Sting (“If you love someone set them free”), Nina Simone (“Sinnerman”), Black Eyed Peas (“Let’s get it started”) e Jay Z e Drak em “Off that”.

A surpresa ficou por conta de uma faixa do trio Forró in the Dark,  “Perro loco”, dos brasileiros Guilherme Monteiro, Mauro Refosco e Jorge Continentino.

Obama incluiu na playlist da malhação “Elevator operator”, de Courtney Barnett.

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Resumo do Mercado Fonográfico no 1º Semestre de 2016 e mudança de nome da para Pro-Música –

Matéria de ABPD

Resumo do Mercado Fonográfico no 1º Semestre de 2016 e mudança de nome da ABPD para Pro-Música.

Por G.B e P.A

A mudança do nome representa uma melhor adequação ao mercado, como diz Paulo Rosa, Presidente da Pro-Música (ex- ABPD), “Desde que o mercado de música gravada começou a reinventar-se, e a buscar na área digital a alternativa para seu futuro, sentíamos que a denominação remetendo apenas a Produtores de Discos não mais representava totalmente a realidade do setor. Daí a decisão de alterar o nome de nossa associação, para melhor refletir a característica multi modelo do atual negócio fonográfico.”

A notícia ainda apresenta um resumo do Mercado Fonográfico no 1o Semestre de 2016.

– Aumento de 10% da receita total do mercado;
– Crescimento do mercado digital em 32.5%;
– Mercado digital representa 70% da receita total gerada, mercado fisico + digital;
– O mercado de streaming cresceu 121% comparado ao mesmo período de 2015.
– Receita de publicidade do mercado de streaming, audio + vídeo, cresceu 16%, enquanto 12% de crescimento para telefonia móvel.
– Faturamento de download cai pela primeira vez no Brasil, em 34%.

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Xuxa teme ser demitida da Record e se lança como youtuber – Cultura – Estadão

Matéria de Estadão

O primeiro vídeo do Canal X tem mais de 97 mil visualizações

Por P.A:

A emissora da novela Os Dez Mandamentos, Rede Record, está em crise. Funcionários da produção da Xuxa estão sendo demitidos e recontratados pela produtora Casablanca, que será responsável pelo complexo de estúdios.

Um outro agravante para a demissão da apresentadora, seria o baixo índice de audiência de seu programa que passa na emissora as segundas-feiras, a apresentadora pode ir parar na geladeira ou ainda ter que aceitar mudanças de estilo do programa.

Mesmo com essa situação a “Rainha dos baixinhos” agora lança seu novo canal no Youtube. A mesma deu a notícia em seu Facebook: ‘Brevemente vocês vão poder ver tudo no meu canal do Youtube…. agora ninguém me segura… no meu canal sim eu posso tudo… espero todos vocês lá (logo, logo)’, escreveu. Não há dúvidas das grandes oportunidades que virão com a nova empreitada.

 

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