Spotify pode lançar um alto-falante para carros

Matéria de Digital Trends

Vem novidade! O Spotify lançará uma caixinha de som para ouvir músicas no carro! Você pagaria?

Segundo o site Digital Trends, no dia 24 de abril, o Spotify lançará sua primeira peça de hardware que será uma caixinha de som para carro que pode ser controlada por voz.

Alguns usuários do serviço de streaming receberam uma mensagem com a oferta de um plano no valor de treze dólares que lhes garantia o recebimento de um dispositivo tocador de músicas.

Nada está confirmado ainda, mas é possível que a empresa esteja trabalhando em algo para competir com o “Homepod” da Apple e vários outros alto-falantes inteligentes que estão no mercado

Leia na origem

Direitos autorais: YouTube entra em acordo com Ecad e Ubem, e ações são encerradas

Matéria de Ancelmo - O Globo

Acordo entre Ubem, Ecad e YouTube/Google garante tornar mais justas as remunerações de compositores.

A União Brasileira de Editoras de Música (Ubem) e o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) assinaram um acordo com YouTube/Google para tornar mais justas as remunerações de compositores.

As instituições exigiam equidade nos valores oferecidos no Brasil. Com o acordo, a Ubem garante a conformidade com os patamares aplicados internacionalmente pela utilização das obras musicais na plataforma.

Assim, foram encerradas todas as ações judiciais movidas pelas entidades.

 

Leia na origem

Spotify estreia na Bolsa de Valores com bom desempenho

Spotify estreou bem na Bolsa de Valores de Nova York, mas Daniel Ek quer focar em objetivos de longo prazo.

O Spotify estreou hoje (03/04) na Bolsa de Valores de Nova York. Seu desempenho foi considerado bom. Os papéis estão sendo comercializados no valor de 166 dólares e seu valor de mercado chegou a 30 bilhões de dólares.

Em 2015, analistas avaliavam a empresa em 8 bilhões de dólares, com a listagem pública esse valor mais do que triplicou em menos de três anos.

O fundador do Spotify, Daniel Ek, escreveu uma carta em seu blog alertando que o novo passo não muda em nada. O serviço continuará trabalhando com foco no longo prazo. “Às vezes conseguimos, às vezes tropeçamos”.

“Temos muito a fazer, estamos apenas no segundo turno e estou ainda mais animado com o futuro do Spotify”, completou Ek.

Leia na origem

E A ‘MODERN’ VIROU ‘OLD SOUND’: DO AUGE AO FIM DA GIGANTE DOS DISCOS

Matéria de O Globo

O site do jornal “O Globo” relembrou a história de Pedro Passos como fundador da icônica loja de discos Modern Sound.

Pedro Passos iniciou sua careira como vendedor de vinis e seu crescimento acompanhou o ritmo da indústria fonográfica.

Em 1961, Pedro comprou a loja Master Ranger, onde trabalhou como funcionário. Cinco anos depois, fundou a Modern Sound que ocupava 12 lojas de uma galeria na Barata Ribeiro, no Rio de Janeiro. Três delas eram dele e as outras nove alugadas.

“Se não tem na Modern Sound, não tem em lugar algum”, dizia o empresário que oferecia um catálogo internacional gigantesco.

Com a internet chegando para mudar os hábitos de consumo de música, seu império não resistiu a crise. Em 2010, a Modern Sound encerrou suas atividades.

Agora, aos 78 anos, Passos possui um pequeno acervo de vinis, CDs, DVDs, video lasers (formato obsoleto), e equipamentos de som. A coleção é aberta aos fãs e recebeu o nome de “Old Sound”.

Pedro atribui o fim de seu negócio à internet e a chama de “uma ferramenta da maldade”.

Sobre o streaming, ele admite não estar informado e nem quer ouvir falar! “De que adianta ter um pen drive com mil músicas? No CD você tem 12 músicas, pode escolher uma, porque seu espírito pede aquela música, não pede mil. Eu gosto da ideia do físico, de manusear LP, de limpar CD”, disse ele.

Leia na origem

Pesquisa revela que ir a shows ajuda a aumentar expectativa de vida em quase uma década

Matéria de O Globo

Estudo afirma que ir a um show de música ao vivo aumenta a expectativa de vida em quase uma década.

Uma pesquisa realizada no Reino Unido chegou a conclusão de que ir a shows ao vivo faz muito bem a saúde. Se uma pessoa for a um show a cada 15 dias ela pode aumentar sua expectativa de vida em quase uma década.

Para chegar aos resultados, foram realizados testes psicotécnicos e de frequência cardíaca em pessoas voluntárias. Foram avaliados os resultados em atividades como ioga, passear com cachorro ir a um show.

Os resultados dos testes foram positivos. Pessoas que foram em shows musicais tiveram a autoestima aumentada em 25% e tiveram um aumento de 75% no estimulo mental.

O estudo também concluiu que “ficar 20 minutos em um show já é o suficiente para poder aumentar sua sensação de bem-estar em até 21%”.

Leia na origem

Spotify, a “Solução da Pirataria na música”, foi pirateado por 2 milhões de pessoas

Matéria de Digital Music News

O Spotify revelou que cerca de 2 milhões de pessoas estão pirateando o serviço.

A semana começou agitada! O Spotify revelou que um grupo de usuários conseguiu acessar aplicativos não autorizados que bloqueiam os anúncios na plataforma. Essa função somente é permitida para quem assina o modo Premium.

A quantidade de usuários que pirateou o serviço é impressionante. Representou 1,3% da base de usuários reportados do Spotify. Além disso, a empresa rebaixou seus usuários totais de 159 milhões para 157 milhões, bem como o total de horas transmitidas no ano passado, de 40,3 bilhões para 39,8.

Com relação aos assinantes pagos, a porcentagem de pirataria chegou a quase 3%. Tudo isso se traduz em milhões de dólares de receitas perdidas. Infelizmente, essa “descoberta súbita” significa que os números do Spotify foram superestimados.

É difícil prever se a descoberta afetará a entrada do serviço na bolsa de valores. A empresa entrou em contato esses usuários de aplicativos modificados e desativou suas contas.

Leia na origem

Impulsionada pelos serviços de streaming, a receita da música nos EUA aumenta.

Matéria de Rolling Stone

Em 2017 as receitas na indústria da música aumentaram em 16,5%, e mais uma vez o destaque é o streaming. É o segundo ano consecutivo de crescimento desde 1999.

A Associação da Indústria Fonográfica da América (RIAA) publicou seu relatório anual sobre a indústria da música nos EUA. Em 2017, houve um aumento 16,5% na receita. As plataformas de streaming contribuíram com dois terços da receita total.

Foram US$ 4 bilhões arrecadados das assinaturas pagas, que representaram a maior parte da receita.  Embora os serviços de streaming tenham contribuído para o aumento, esse valor está 40% abaixo dos níveis de pico.

Houve uma queda de 25% na receita de downloads digitais (US$ 1,3 bilhão). Embora a receita de produtos físicos tenha excedido a dos downloads digitais pela primeira vez desde 2011, os envios de produtos físicos caíram 4% (US$ 1,5 bilhão).

Cary Sherman presidente e CEO da RIAA publicou no blog da instituição sobre o “value gap”, explicando que há um abismo entre a quantidade de música consumida e a remuneração injusta que as plataformas retornam aos criadores para explorar música. “As consequências econômicas são reais e cada vez mais documentadas pelos principais acadêmicos”.

A RIAA está apoiando uma proposta de reforma no Congresso que “moderniza o licenciamento de música para o benefício de compositores, artistas, produtores e serviços de música digital”, disse Sherman.

Leia na origem

Paixão pela música é o legado de Miranda, produtor que renovou o rock nos anos 1990

Matéria de G1

Produtor musical brasileiro Carlos Eduardo Miranda faleceu aos 56 anos.

O produtor gaúcho Carlos Eduardo Miranda faleceu por conta de um mal súbito na quinta-feira (22). O portal G1 contou um pouco da carreira do produtor que atualmente é mais conhecido por ter sido jurado em programas de TV como Ídolos e Astros.

Miranda foi responsável por lançar o grupo brasiliense de rock Raimundos e a cantora paraense de tecnobrega Gaby Amarantos. “O elo improvável entre Raimundos e Gaby foi a paixão pelos sons que moveu o músico e produtor gaúcho”.

Nos anos 1990, Miranda foi fundamental para renovar o rock brasileiro. Além de lançar os Raimundos, contribuiu com bandas como o Skank e o grupo pernambucano Mundo Livre S/A.

O grupo Skank e a cantora Maria Rita lamentaram nas redes sociais a saída de cena do produtor.

Leia na origem

Estudo aponta aumento de 14,7% da Pirataria na música em 2017, mas existem sinais positivos.

Matéria de Billboard

Estudo aponta crescimento da pirataria no mundo apesar da popularidade de serviços como Netflix e Spotify.

O TorrentFreak realizou um novo estudo sobre a pirataria no mundo. Apesar da popularidade de serviços on demand como a Netflix e o Spotify, a pirataria na música aumentou 14,7% em 2017.

De acordo com o “Relatório Global de Pirataria 2017”, analisado pela MUSO, 73,9 bilhões de pessoas visitaram sites de pirataria no mundo todo. A pesquisa leva em conta a pirataria em sites de música, TV, cinema, publicações e software.

A música foi a segunda categoria mais visitada. Perdeu apenas para os sites de conteúdo de TV (106,9 bilhões de visitas) e ficou à frente do cinema (53,2 bilhões de visitas). Em todas as categorias, os EUA lideraram o caminho das visitas piratas (27,9 bilhões), seguidos (em ordem) pela Rússia (20,6 bilhões), Índia (17 bilhões), Brasil (12,7 bilhões) e Turquia (11,9 bilhões).

O CEO da MUSO, Andy Chatterly, em um comunicado, afirmou que os dados analisados só confirmaram que “a pirataria é mais popular do que nunca”. Além disso, Chatterly disse que as indústrias de conteúdo devem observar essas tendências não apenas para proteger suas produções, mas também para compreender melhor o perfil do consumidor de pirataria e ter uma melhor percepção dos negócios e monetização desses públicos.

Leia na origem

Spotify confirma estrear na Bolsa de Valores em Abril.

Matéria de Billboard

Spotify estréia na Bolsa de Valores em Abril!

Na última quinta-feira (15) Daniel Ek, cofundador e presidente do Spotify, anunciou que finalmente o serviço de streaming de músicas será lançado na Bolsa de Valores de Nova York no dia três de abril.

A revelação da data que está sendo muito aguardada pela indústria da música foi apresentada em uma apresentação só para investidores. Será uma grande vitória para o Spotify, mas Ek fez questão de dizer que ninguém verá a empresa comemorando com festas e “tocando sinos”, pois o grupo está focado nos desempenhos a longo prazo.

Atualmente, o Spotify possui 71 milhões de assinantes pagantes e 159 milhões de usuários totais, o que gerou US$ 4,99 bilhões em receita e uma perda de US$ 461 milhões em 2017.

Leia na origem

©2018 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?