Global Royalties for Creators Reach Record High of €8.6 Billion

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“A Confederação Internacional das sociedades de autores e compositores (CISAC) lançou seu relatório “2016 Global Collections” fornecendo insights sobre a remuneração dos criadores no ano 2015. Esta publicação exclusiva agrega dados financeiros de 239 sociedades, membros da organização, que representam mais 4 milhões de criadores de música, obras audiovisuais, teatro, literatura e artes visuais em 123 países. Pela primeira vez, […]

“A Confederação Internacional das sociedades de autores e compositores (CISAC) lançou seu relatório “2016 Global Collections” fornecendo insights sobre a remuneração dos criadores no ano 2015. Esta publicação exclusiva agrega dados financeiros de 239 sociedades, membros da organização, que representam mais 4 milhões de criadores de música, obras audiovisuais, teatro, literatura e artes visuais em 123 países. Pela primeira vez, o relatório também consolida figuras de editoras de música no negócio da música digital em mercados-chave.”

“O relatório mostra que o totais royalties têm crescido pelo terceiro ano consecutivo a € 8,6 bilhões, 8,9% a partir de 2014 e quebrando a marca de € 8 bilhões pela primeira vez. Coleções de música foram responsáveis por quase 90% deste valor (€ 7,5 bilhões) e aumentaram 8,5% ano a ano. Outros repertórios também experimentaram forte crescimento com royalties audiovisuais 15,1% e royalties para artes visuais, aumento de 27,4%.”

A principais tendências apontam que “por região, a Europa continua a liderar o mundo em coleções de realeza com 58,4% do total (€ 5 bilhões), experimentando um crescimento ano-a-ano de 3,6%. Pelo repertório, música representa a grande maioria das coleções (86,8% do total). Audiovisual (+15.1%) e artes visuais (+27.4%). Além disso, coleções de serviços digitais saltaram 21,4%, mas conta apenas 7,2% do totais royalties recolhidos em todo o mundo.”

Clique em “Leia na origem” para ver o relatório completo inserido na notícia!

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Why the music industry can’t escape the choke-hold web streaming services have it in

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O Streaming de músicas e vídeos está aí e tem mudado a relação da música para artistas e fãs, porém há grande insatisfação de autores quanto aos Royalties, que são muito baixos. Tanto que artistas como Taylor Swift, Adele e Paul McCartney já protestaram com petições e retiradas de suas músicas no Spotify. Nessa briga alguns até chegaram a se beneficiar, […]

O Streaming de músicas e vídeos está aí e tem mudado a relação da música para artistas e fãs, porém há grande insatisfação de autores quanto aos Royalties, que são muito baixos. Tanto que artistas como Taylor Swift, Adele e Paul McCartney já protestaram com petições e retiradas de suas músicas no Spotify.

Nessa briga alguns até chegaram a se beneficiar, como o caso do rapper Drake, que ganhou destaque ao lançar seu vídeo no Youtube e alcançar 4,7 bilhões de visualizações, a própria Taylor Swift está voltando com seu material no Spotify. Isso seria um reflexo de como as negociações tem melhorado e o mercado vem crescendo. Porém ainda há muito o que ser evoluído e pensado. “O negócio da música se assemelha a um suflê elaborado, onde uma crosta rica esconde interior oco.” Vá em “Leia na Origem” para ler a matéria completa sobre a reação dos artistas a essa nova relação com a música.

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Músico processa a Som Livre e pede indenização milionária, diz jornal

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O compositor Ricardo Landum entrará na Justiça do Brasil com ações contra artistas nacionais que vêm utilizando uma versão não autorizada da canção Que Mal te Fiz Eu, composta por ele e gravada em Portugal, em 2008. Artistas como Gusttavo Lima, Wesley Safadão, Léo Magalhães, Aviões do Forró e Calcinha Preta possuem vídeos no Youtube com suas versões da música, todos […]

O compositor Ricardo Landum entrará na Justiça do Brasil com ações contra artistas nacionais que vêm utilizando uma versão não autorizada da canção Que Mal te Fiz Eu, composta por ele e gravada em Portugal, em 2008. Artistas como Gusttavo Lima, Wesley Safadão, Léo Magalhães, Aviões do Forró e Calcinha Preta possuem vídeos no Youtube com suas versões da música, todos são artistas da Som Livre.

Apenas Gusttavo Lima teria autorização para gravar a música, mas na sua integralidade, o que não ocorreu, pois a letra foi alterada. A estimativa é que as indenizações cheguem a 5 milhões de euros por violação de direitos autorais e patrimoniais.

A assessoria da gravadora, emitiu a seguinte nota:

“A Som Livre esclarece que o lançamento da faixa Que Mal Te Fiz Eu (Diz-Me), do cantor Gusttavo Lima, foi realizado mediante autorização da editora que representa o compositor da obra no Brasil. Quanto aos demais artistas citados que possuem contrato com a Som Livre Aviões do Forró, Wesley Safadão e Léo Magalhães -, a empresa informa que desconhece qualquer gravação ou lançamento de produto que contenha a música”.”

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Chico retira música do Roda Viva por notificação extrajudicial

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A TV Cultura foi notificada a retirar de seu programa de TV, a canção de abertura que leva o nome de Roda Viva, canção do cantor Chico Buarque. “Acusado por muitos de ter perdido sua essência crítica e plural, o programa acusado de chapa-branca, depois de entrevistar o presidente Michel Temer, foi repudiado por artistas e pelo compositor.”

A TV Cultura foi notificada a retirar de seu programa de TV, a canção de abertura que leva o nome de Roda Viva, canção do cantor Chico Buarque.

“Acusado por muitos de ter perdido sua essência crítica e plural, o programa acusado de chapa-branca, depois de entrevistar o presidente Michel Temer, foi repudiado por artistas e pelo compositor.”

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Justiça decide que Ecad não receberá do Google por clipes no YouTube

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Por Guta Braga: Hoje é um dia triste para mim. Nossos autores perderam parte da receita do Youtube. A maior plataforma de música do mundo em termos de audiência e conteúdo. Isso significa dizer que o Brasil terá o menor percentual praticado na região. Cabe algum tipo de comemoração? Não deveríamos estar todos juntos no mercado lutando pelos direitos do […]

Por Guta Braga:

Hoje é um dia triste para mim. Nossos autores perderam parte da receita do Youtube. A maior plataforma de música do mundo em termos de audiência e conteúdo. Isso significa dizer que o Brasil terá o menor percentual praticado na região. Cabe algum tipo de comemoração? Não deveríamos estar todos juntos no mercado lutando pelos direitos do autores? Não precisa responder. Apenas para reflexão aos militantes defensores dos direitos autorais no Brasil.

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Song right societies collected €7.5 billion last year, says CISAC report

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A CISAC (Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores) publicou seu relatório anual “Global Collections”, que reúne todos os tipos de dados e figuras de 2015. As verbas coletadas por todas as sociedades de gestão colectiva de direitos autorais de música arrecadaram € 7,5 bilhões no ano passado, 8,5% no ano. Serviços digitais incluindo download, lojas e plataformas de transmissão […]

A CISAC (Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores) publicou seu relatório anual “Global Collections”, que reúne todos os tipos de dados e figuras de 2015. As verbas coletadas por todas as sociedades de gestão colectiva de direitos autorais de música arrecadaram € 7,5 bilhões no ano passado, 8,5% no ano.

Serviços digitais incluindo download, lojas e plataformas de transmissão somam apenas 7,2% dos royalties no relatório e 21,4% no ano, o que representa uma fatia ainda pequena. “As raízes principais do problema são as lacunas jurídicas e leis ultrapassadas que impedem a obtenção de royalties justos de plataformas digitais, em muitos países de nossos membros”, avalia o Diretor Geral da CISAC Gadi Oron.

 

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Manager Tries to Raise Songwriter Royalties, Gets Sued by 10,000 Radio Stations

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Irving Azoff, gerente mais poderoso da indústria musical, está sendo processado por 10.000 estações de rádios por achar que os compositores estão sendo forçados a aceitar menores royalties oferecidos por elas. “Estações de rádio amam taxas mais baratas, mas compositores e editores principais dizem que o sistema está viciado. Então por que não negociar algo bom para ambos os lados, em […]

Irving Azoff, gerente mais poderoso da indústria musical, está sendo processado por 10.000 estações de rádios por achar que os compositores estão sendo forçados a aceitar menores royalties oferecidos por elas. “Estações de rádio amam taxas mais baratas, mas compositores e editores principais dizem que o sistema está viciado. Então por que não negociar algo bom para ambos os lados, em vez de depender de uma agência do governo?” Irving disse. O site Digital Music News esclarece o caso.

 

 

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Duran Duran desafía a Sony/ATV por los derechos de sus canciones en EEUU

Matéria de Industria Musical

El pasado Lunes 15 de noviembre, la banda británica Duran Duran se encontraba en el alto tribunal de Londres en un caso que busca comprobar la posibilidad de que los compositores británicos  puedan…

A banda está alegando que a EMI Music Publishing, atualmente controlada pela Sony/ATV, está tentando bloquear os membros da banda para retomar o controle dos direitos das músicas de seus primeiros álbuns.

“Quando registramos nosso aplicativo em 2014 para reversão dos direitos executórios nos EUA, fizemos uma mera formalidade. Infelizmente, a Sony / ATV decidiram desafiar nossos direitos sob a premissa de um detalhe técnico contrário no Reino Unido e tomaram ações legais. “Sentimo-nos obrigados a defender nossa posição e na verdade é a de todos os artistas, que provavelmente sofrerão circunstâncias similares”.

 

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New GEMA court ruling could “devastate” German industry, say music publishers | Complete Music Update

No caso Das Ich, Kramm e Ackermann argumentaram que devem ser pagos a parte do editor de renda ligada a suas canções, bem como a participação do escritor, e o Tribunal concordou. Entenda como uma decisão do Tribunal Alemão poderia fazer com que a GEMA altere a maneira de como é feita a distribuição de Royalties para seus membros, se […]

No caso Das Ich, Kramm e Ackermann argumentaram que devem ser pagos a parte do editor de renda ligada a suas canções, bem como a participação do escritor, e o Tribunal concordou.

Entenda como uma decisão do Tribunal Alemão poderia fazer com que a GEMA altere a maneira de como é feita a distribuição de Royalties para seus membros, se tornando uma “devastação da indústria da música alemã”.

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