Em análise necessária, jornalista afirma que artistas podem ficar “sem saída” ao focar no Tiktok como o único canal de promoção de músicas.
JORNALISTA DIZ QUE MERCADO FONOGRÁFICO DEVE EVITAR DEPENDÊNCIA DO TIKTOK
-
LUAN SANTANA QUER ESCREVER NOVA HISTÓRIA COM FÃS AO ASSINAR COM SONY MUSIC
Patricia Araújo, , Música
O cantor Luan Santana assinou com a Sony Music. O sertanejo espera que a parceria o ajude a mostrar...
-
Why Your Band Hated Playing SXSW (and How To Make It Better Next Year)
Patricia Araújo, , Música,Tecnologia
Ari Herstand, cantor e compositor, fala um pouco de sua experiência e explica porque algumas bandas saem do festival...
-
VÍNCULO PRÉVIO Empresa perde ação contra Claudinho e Buchecha por registro nulo de direitos
Patricia Araújo, , Copyright,Música
O recurso especial da empresa Novo Impacto Publicidades contra a Universal Music envolvendo a dupla Claudinho e Bochecha e...
-
Pandora rebrand hints at its future in on-demand music
Guta Braga, , Música,Tecnologia
It's not so much a fresh coat of paint as a declaration of intent.
-
YOUTUBE SETTLEMENT HELPS PUSH GEMA COLLECTIONS UP 15% IN 2016
Patricia Araújo, , Copyright,Música,Tecnologia
O GEMA, sociedade que funciona como o Ecad alemão divulgou suas receitas. Foi um aumento de 15% em 2016,...
-
Pró-Música esclarece o crescimento do mercado fonográfico brasileiro acima da média mundial.
Patricia Araújo, , Música
Em entrevista para O Globo, o presidente da Pró-Música Paulo Rosa esclareceu alguns pontos do relatório da IFPI sobre...
-
Big Publishers Feeling Cheated After Spotify’s Small Publisher Deal
Patricia Araújo, , Copyright,Música
Gravadoras independentes realizaram acordo milionário com o Spotify, porém as grandes gravadoras ficaram insatisfeitas com isso.
-
Conheça a “The Live Comedy”, a primeira plataforma de streaming com foco no humor
Patricia Araújo, , Música
A The Live Comedy é uma parceria entre a Clap Me, Dromedário e Non Stop. O novo serviço de...
Posts recentes
- Deezer Recebe Reconhecimento Internacional como uma das Empresas Mais Inovadoras do Mundo da Música
- Spotify lança cursos em vídeo como aposta para reter público de podcasts
- HOMEM É PRESO NA DINAMARCA POR INFLAR ARTIFICIALMENTE NÚMERO DE STREAMS EM MAIS DE 600 FAIXAS
- IFPI: Receita da Indústria Musical Atinge Novo Pico alcançando US$28,6 bilhões em 2023
- Sony Music Brasil e Camp Mangueira se unem para lançar programa de profissionalização na música
Nesta semana o jornalista carioca Mauro Ferreira publicou em sua coluna para o G1, uma análise sobre os artistas que tiveram suas músicas viralizadas no TikTok. Para ele, a indústria fonográfica deve evitar focar em um único canal de mídia.
O questionamento veio após o hit “Acorda Pedrinho”, da banda Jovem Dionísio, viralizar no TikTok. O sucesso do hit na plataforma fez com que a música chegasse ao Top 50 Global do Spotify, além do videoclipe ultrapassar cinco milhões de visualizações no Youtube.
Conseguir tal feito é algo que muitos artistas, suas equipes e gravadoras têm buscado constantemente. Embora nem sempre isso aconteça, na verdade é algo bem raro, e ninguém sabe ao certo a fórmula para este tipo de sucesso. Então: “até que ponto é interessante depositar todas as expectativas do resultado de uma música em um único canal de mídia?”, indagou o jornalista.
“Para artistas em início de carreira, como o grupo Jovem Dionísio, nada há a perder”. Afirmou Ferreira. Entretanto, “Para gravadoras e artistas já consolidados no mercado fonográfico, muito pode ser perdido se o foco for direcionado primordialmente para o aplicativo chinês. Ou para qualquer outra rede. Até porque, por mais que haja pressão da indústria para que artistas emplaquem músicas no TikTok, quem manda em última instância é o público”, completou.
O que Ferreira disse faz muito sentido, afinal no mundo dos negócios é a mesma coisa. Nem sempre o seu “cliente”, ou o “seu fã”, vai estar apenas no TikTok ou em uma rede social exclusiva.
“Esperar tudo do TikTok é entrar em sinuca de bico que pode deixar artistas e gravadoras sem saída”, finalizou o jornalista.
VEJA A ANÁLISE COMPLETA CLICANDO AQUI!
Tags: análise Jovem Dionísio Mercado musical TikTok viver de música