As “Big 3” revelaram recentemente que faturaram bilhões no início deste ano. Todas destacaram o streaming como fator principal para o aumento de suas receitas. Entretanto, será que artistas e compositores também tem faturado na mesma proporção?
A indústria da música faturou US$43 bilhões em vendas no ano passado, mas os artistas receberam apenas 12%.
-
É oficial: a Universal Music Group realiza um contrato multimilionário com a Lionsgate
Patricia Araújo, , Música
A Universal Music Group realizou uma parceria com a mesma produtora de La La land e Jogos Vorazes e...
-
Ecad revela que arrecadação de direitos autorais caiu para 50% durante a pandemia
Patricia Araújo, , Música
A superintendente do Ecad, isabel Amorim, revelou que com bares e restaurantes fechados, a arrecadação de direitos autorais já...
-
Saída do sertanejo em paradas musicais é questão de recuo estratégico, diz empresário
Patricia Araújo, , Música
Em entrevista, Wander Oliveira, empresário e dono do maior escritório de música sertaneja, a Workshow, explica queda em rankings...
-
Rádio Globo se reinventa com foco no entretenimento
Patricia Araújo, , Música
A Rádio Globo está reinventando sua programação. Agora, a rádio terá um olhar retrô, mas voltado para o entretenimento....
-
Grandes editoras processam o Twitter por violação de direitos autorais nos EUA
Patricia Araújo, , Música
Maiores editoras do mundo se unem para processar o Twitter por músicas não licenciadas. Plataforma pode pagar US$150.000 para...
-
Com novas casas e atrações, cena do rock conquista espaço na Zona Sul
Patricia Araújo, , Música
O Rock está com tudo no Rio de Janeiro. Conheça o que bares e restaurantes da zona sul estão...
-
Anavitória desabafa após Tiago Iorc não autorizar regravação de suas músicas
Patricia Araújo, , DESTAQUES,Música
Durante uma live, a dupla Anavitória anunciou que o autor não autorizou a regravação de seu maior sucesso para...
-
Universal Gets To Peek at Warner’s Contract With Prince
Patricia Araújo, , Música
Universal Music ganha ação judicial para ter acesso ao contrato de Prince com a Warner Music.
Posts recentes
- The Mechanical Licensing Collective (MLC) distribuiu Mais de US$2 Bilhões em Royalties para Compositores e Editores de Música desde a sua criação
- Deezer Recebe Reconhecimento Internacional como uma das Empresas Mais Inovadoras do Mundo da Música
- Spotify lança cursos em vídeo como aposta para reter público de podcasts
- HOMEM É PRESO NA DINAMARCA POR INFLAR ARTIFICIALMENTE NÚMERO DE STREAMS EM MAIS DE 600 FAIXAS
- IFPI: Receita da Indústria Musical Atinge Novo Pico alcançando US$28,6 bilhões em 2023
Um relatório sobre a indústria da música publicado pela Citigroup, eleita pela Forbes maior empresa do ramo de serviços financeiros do mundo, revelou uma que os artistas recebem tão pouco quanto reivindicam.
Segundo os dados do relatório, os músicos receberam no ano passado apenas 12% dos US$43 bilhões gerados em vendas nos EUA. Os números incluem receita de vendas de CDs, streaming de músicas, anúncios no YouTube, royalties de rádio e ingressos para shows. Esse número é apenas 5% desde 2000.
O Citigroup descobriu que no ano passado, as vendas de música arrecadaram mais de US$15 bilhões em receita publicitária. Consumidores geraram US$20 bilhões com assinaturas, CDs e ingressos para shows. Dessas quantias, gravadoras e editoras receberam quase US$10 bilhões, já os artistas receberam apenas US$ 5 bilhões.
De acordo com Lucas Shaw, da Bloomberg, a solução para os artistas é abrir mão de contratos de gravação em favor de serviços de streaming de música, uma vez que o Spotify está criando mais iniciativas como o licenciamento direto para artistas independentes com pagamentos adiantados.
A consultora, Vickie Nauman, afirmou que esse tipo de iniciativa pode forçar as grandes gravadoras a oferecerem “acordos mais favoráveis”. Ela explicou ainda sobre o motivo dos artistas receberem tão pouco: “Como a indústria da música tem tantos intermediários – e porque o consumo de música é tão fragmentado em várias plataformas – o artista capta muito pouco da receita agregada”
Para o portal Digital Music News, o problema é grave e o streaming não é uma solução benéfica para músicos e artistas. Com por exemplo, a violoncelista premiada Zoe Keating, que ganhou apenas US$ 4.388,93 de quase 1,2 milhão de transmissões no Spotify. “Não espere pagar o aluguel do próximo mês apenas abraçando o Spotify”, afirmou o portal.
O relatório da Citigroup ressaltou um fato alarmante: as gravadoras continuam a faturar bilhões com o trabalho dos artistas. E, não importa o que dizem seus representantes, os músicos ainda não recebem sua parte de forma justa.
Tags: Sony Streaming Universal Music Warner Music