Next Big Sound e Spotify fo Artists são algumas ferramentas valiosas que os serviços de streaming criaram para fornecer aos artistas dados sobre suas músicas. Com tanta informação disponível, agora é a vez dos artistas entenderem o que precisam fazer para usar o streaming como aliado para alavancar sua carreira. Neste post, veja algumas dicas de como aproveitar melhor os dados disponibilizados nas plataformas de streaming.

Cada vez mais veremos os serviços de streaming como Spotify, Pandora e Apple Music disponibilizando novidades voltadas para que os próprios artistas possam acompanhar e analisar os desempenhos de suas músicas.

Os dados oferecidos pelas plataformas de streaming são preciosos e inestimáveis. Com as informações fornecidas, o artista pode criar uma estratégia para um melhor direcionamento de sua carreira, sabendo, por exemplo, quem é seu público, onde ele está e como investir efetivamente na promoção de sua campanha de marketing.

O portal Music Think Tank trouxe algumas dicas que podem ajudar os artistas que buscam maximizar sua carreira através do streaming e a analisar dados de maneira mais apropriada.

1 – “Concentre-se em métricas acionáveis”

Assim como nas plataformas de mídia social, muita gente acha que precisa do máximo de curtidas possíveis, seguidores ou visualizações. Todavia, é preciso saber que nem sempre “bombar” nas redes sociais é sinônimo de sucesso! Todos esses números não passam de “métricas de vaidade”. Principalmente, para um artista que ainda não possui grande retorno financeiro no streaming. É preciso focar na qualidade e não na quantidade.

O artista deve estar atento aos dados que realmente afetam seu crescimento na carreira musical. Estar atendo ao envolvimento de seus seguidores, quais informações demográficas estão mais engajadas e quais faixas estão sendo compartilhadas e salvas em playlists.

Por exemplo, no Spotify for Artists, é possível ver estatísticas detalhadas das 200 principais músicas e filtrar por período para averiguar se determinados esforços promocionais ou até apresentações ao vivo se correlacionaram com a atividade do Spotify.

2- “Como obter acesso aos seus dados de streaming?”

Spotify fo Artists: Para ter acesso às métricas do Spotify, é necessário ser um artista confirmado. Após a confirmação, basta fazer login na plataforma.

Apple Music for Artists: O Apple Music for Artists permite que os músicos vejam suas estatísticas na Apple Music e no iTunes. A plataforma ainda está em versão beta até o momento não está aberta a todos os artistas.

Pandora AMP/Next Big Sound: a plataforma disponibiliza estatística e insights sobre toda a presença on-line de um artista, incluindo Facebook, Twitter, Bandcamp, Songkick e muito mais. É preciso ser um usuário verificado para acessar os dados.

3 – “O que fazer com os dados depois que você os tiver?”

Após a análise de dados precisos, chega a hora da tomada de decisões como:

– Para onde rotear sua próxima turnê (com base nas localizações dos principais ouvintes);

– Quais músicas incluir no seu setlist (com base nos dados de música e localização);

– Quais públicos-alvo segmentar para anúncios de mídia social (com base nos dados demográficos do ouvinte);

– Qual single colocar mais esforço promocional (com base nos dados de músicas e playlists)

– Quais faixas serão lançadas nas estações de rádio locais (com base nas informações demográficas dos ouvintes);

Vale lembrar que todas essas informações são válidas, mas é necessário que o artista se empenhe. buscando sempre conhecimentos para analisar todos os dados e partir para ações concretas que melhorem sua carreira musical.

Tags:

Leia na origem

©2018 MCT - Música, Copyright e Tecnologia.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?