Plataforma de monitoramento disse que quase um quarto (24%) das 158 milhões de faixas disponíveis em serviço de streaming, não tiveram reproduções no ano passado.

Erramos! Recentemente publicamos em nosso blog uma notícia que gerou bastante repercussão no Twitter, sobre uma possível cobrança pelo Spotify por hospedagem de músicas não ouvidas na plataforma.

Erramos ao afirmar que Rob Jonas, CEO da Luminate – uma empresa voltada para monitoramento do mercado do entretenimento – havia dito que o Spotify PODERIA passar a fazer a cobrança por hospedagem de músicas. Mas tudo, na verdade foi uma hipótese gerada pelo portal Music business Worldwide (MBW) a partir de uma análise. Lamentamos muito o ocorrido, e como sempre tentamos ao máximo ser transparentes em nossos conteúdos, decidimos reescrever a notícia com mais detalhes.

De acordo com o MBW, o painel de Jonas durante o SXSW se mostrou muito relevante, pois nele, o executivo apresentou dados que comprovam que nem tudo o que está nas plataformas de streaming é ouvido:

– Existem 67,1 milhões de faixas de áudio em serviços de streaming de música hoje que, no ano civil de 2022, atraíram 10 ou menos streams cada, globalmente.

– Esse número de 67,1 milhões representa pouco menos da metade (42%) de todo o catálogo de faixas disponíveis em serviços de streaming de música em todo o mundo (com base em ISRCs).

– Quase um quarto (24%) das 158 milhões de faixas de áudio em serviços de streaming de música monitorados pelo Luminate em 2022 atraíram ZERO reproduções naquele ano, ou seja cerca de 38 milhões de músicas.

Para o portal, essa quantidade de ‘conteúdo’ não ouvido e armazenado está gerando um custo gigante para o Spotify. O MBW estima que a plataforma gaste em torno de nove dígitos com os serviços de hospedagem em nuvem do Google, e esses altos custos estão desagradando os investidores.  Ele sugere que uma boa saída para aumentar as margens de lucro seria fazer como o Twitter, e começar a cobrar por serviços essenciais. No caso, por esse armazenamento de músicas.

Se isso acontecesse, artistas que não possuem visibilidade seriam os mais afetados, por não terem condições de manter suas músicas no streaming. Mas podem ficar tranquilos, isso não vai acontecer, pelo menos por agora. Isto porque, o portal explicou que o modelo de negócios do Spotify é diferente do Twitter e que sua relação monetária só pode ocorrer através de intermediários como distribuidoras e gravadoras.

O texto ainda ressaltou que os artistas independentes são responsáveis por gerar a maioria das novas músicas enviadas para o vasto catálogo dos serviços de streaming e que, mesmo que o Spotify quisesse oferecer esse serviço de distribuição e cobrar os artistas, ele já tentou em 2019, mas o serviço foi encerrado por conta da pressão das principais gravadoras.

 

Foto: Spotify_Guetty Images

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